COP30

Procurador-geral destaca papel do MPES na garantia dos direitos na agenda climática

Berdeal foi um dos debatedores do painel “Políticas Públicas Inovadoras para a Gestão Sustentável de Resíduos”, promovido pelo Conselho Federal de Química, Green Zone da COP30, em Belém, no Pará.

O procurador-geral de Justiça do Espírito Santo, Francisco Martínez Berdeal, participou, nesta quarta-feira (12), da programação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Berdeal foi um dos debatedores do painel “Políticas Públicas Inovadoras para a Gestão Sustentável de Resíduos”, promovido pelo Conselho Federal de Química, na chamada Zona Verde do evento — espaço dedicado à participação da sociedade civil em debates e atividades sobre sustentabilidade.

O encontro reuniu gestores públicos e especialistas para discutir práticas e experiências voltadas à economia circular e à redução de emissões de carbono.

Durante sua fala, o procurador destacou iniciativas desenvolvidas no Espírito Santo, como o Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos (FCRS), o Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos e pela Agroecologia (FESCIAT), além de projetos como o “Tá Ligado?”, voltado à conexão de imóveis às redes de esgoto, e o Gabinete de Mudanças Climáticas (Gabclima).

Berdeal também lembrou a atuação do Ministério Público capixaba em situações de emergência ambiental, como as enchentes em Mimoso do Sul, em 2024, e na mediação que permitiu a aprovação do Plano Diretor de Vila Velha, em 2019.

“A agenda ambiental faz parte da nossa missão de garantir qualidade de vida e sustentabilidade”, afirmou o procurador.

Pela manhã, ele acompanhou o painel “Implementação do Federalismo Climático no Brasil”, realizado no Pavilhão Brasil, quando o governo capixaba lançou o projeto IntegraCAR – Integração do Cadastro Ambiental Rural no Espírito Santo.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.