Economia

ES supera Brasil e Sudeste no crescimento econômico; veja o que puxou o PIB

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou os dados com base em cálculos que realizou em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foto: Divulgação/IJSN

O Espírito Santo registrou um crescimento real de 3,4% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, desempenho superior ao do Brasil (3,2%) e ao da região Sudeste (2,7%). O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou os dados com base em cálculos que realizou em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Com o resultado, o PIB capixaba atingiu R$ 209,8 bilhões, o equivalente a 1,9% de toda a economia nacional. O estado manteve a 14ª posição no ranking brasileiro de PIB total e a 9ª colocação em PIB per capita, que ficou em R$ 54.733.

Leia também: Comércio capixaba cresce quatro vezes mais que as vendas do Sudeste

Segundo o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, o resultado confirma a robustez da economia capixaba. “O Espírito Santo conseguiu crescer acima da média nacional mesmo diante de um cenário de desafios regionais e globais. A atuação combinada da indústria e dos serviços foi determinante para esse avanço”, afirmou.

A expansão foi impulsionada principalmente pela Indústria, que cresceu 8,6%. O setor extrativo foi o grande destaque, com aumento de 22,5% puxado pela maior produção de petróleo, gás natural e pelotização de minério de ferro. Também contribuíram os segmentos de Eletricidade, gás, água e saneamento (+10,9%) e de Construção (+1,2%).

PIB do Espírito Santo

Por outro lado, a Indústria de transformação apresentou queda de 3,8%, reflexo da redução na produção de aço. O setor de Serviços, responsável por 66,1% da economia estadual, cresceu 2,6%. O segmento de Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas ganhou ainda mais peso na estrutura econômica capixaba e passou a responder por 17,2% do PIB do estado.

Já a Agropecuária teve retração de 10,1%, influenciada principalmente pela queda na produção de café. O arábica recuou 25,1% e o conilon, 10,1%, conforme dados do IBGE.

Com esse conjunto de resultados, o Espírito Santo ficou entre os 13 estados que mais cresceram em 2023, revertendo a queda registrada em 2022 (-1,7%). O desempenho reforça a trajetória de diversificação econômica do estado, apoiada por setores estratégicos como energia, mineração, comércio e serviços públicos.

IJSN

Os números do PIB estadual seguem a metodologia oficial calculada pelo IBGE em parceria com instituições de pesquisa de todo o país. No Espírito Santo, o Instituto Jones é o responsável por esse trabalho. Como a divulgação nacional tem defasagem de dois anos, o IBGE consolidou as informações de 2023 usando as contas trimestrais do Brasil, por causa da mudança de base de 2010 para 2021.

Para melhorar o acompanhamento do cenário econômico, o IJSN desenvolveu também o PIB Trimestral do Espírito Santo, ferramenta que oferece uma visão mais atualizada da atividade econômica. As publicações completas do PIB 2023 podem ser consultadas no portal do instituto.

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.