Cidades

Calçadas da Barra do Jucu ganham vida com arte e brincadeiras

O projeto tem como objetivo levar o direito ao brincar para o caminho das crianças.

Calçadas Brincantes da Barra do Jucu
Foto: Divulgação

As calçadas da Barra do Jucu, em Vila Velha, estão recebendo novas formas e tonalidades com o projeto Calçadas Brincantes. A iniciativa da Associação Beneficente da Criança e do Adolescente da Barra do Jucu (ABECA). Em síntese, a ação reúne seis artistas locais responsáveis por criar 18 pinturas inéditas inspiradas na cultura e nas tradições do bairro.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Nesse sentido, o projeto tem como objetivo levar o direito ao brincar para o caminho das crianças. Assim, por meio de ilustrações lúdicas e interativas, as calçadas se transformam em espaços de convivência, aprendizado e descoberta. Isso porque, jogos como amarelinha, labirintos e circuitos estimulam o movimento, a imaginação e o desenvolvimento cognitivo.

Leia também: Projeto Tamar comemora Dia das Crianças com oficinas e brincadeiras

A coordenadora da ABECA, Karina Solar Bergmann, afirma que a iniciativa vai além do aspecto estético.

“Mais do que um convite à brincadeira, as Calçadas Brincantes refletem o direito à infância e o poder da arte como instrumento de transformação social. Brincar também é uma forma de ocupar, aprender e cuidar da nossa cidade”, destacou.

Dessa forma, o que antes era apenas trajeto agora se torna um território de imaginação e encontros. Cada traço e cor aplicados por Evandro Carlos, Inara Novaes, Marcus Vinícius Machado, Renata Sissa, Simone Carlos e Tomaz Musso reforça o elo entre infância, arte e comunidade, promovendo pertencimento e valorização cultural.

Idealizado pela ABECA, o projeto é desenvolvido por meio do edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vila Velha.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.