Turnê histórica: coral italiano que já se apresentou ao Papa chega ao ES
Nesta terça-feira (18), às 19h, o concerto será realizado no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante

O Coro Valsella, reconhecido internacionalmente por suas apresentações em palcos históricos como o Salão Nervi, no Vaticano, diante do Papa João Paulo II, e o Teatro da Casa Branca, para o então presidente Jimmy Carter, está em turnê pelo Espírito Santo em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNo último domingo (16), o grupo se apresentou em Santa Teresa. Agora, nesta terça-feira (18), às 19h, o concerto será realizado no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante. As apresentações, gratuitas e com cerca de 1h30 de duração, acontecem sob a regência do maestro Denis Zanei.
Leia também: Caminhões iluminados da Coca-Cola voltam ao ES: confira cidades e as datas
Além disso, a turnê é organizada pelo próprio coral, com apoio de entidades culturais italianas e capixabas, como a Associazione Trentini nel Mondo (ATNM), Circolos Trentinos, prefeituras locais e organizações comunitárias.
Visita do Coro Valsella ao Espírito Santo
A visita ao Espírito Santo tem forte simbolismo para a comunidade ítalo-capixaba. Santa Teresa, por exemplo, tornou-se oficialmente “cidade-irmã” de Novaledo em 2011, município de onde vieram os imigrantes que fundaram a região em 1874. Por isso, o consultor da Província de Trento no Estado, Tiago Dallapiccola, destaca que a chegada do Coro Valsella reforça a conexão histórica e cultural entre o ES e o Trentino.
Além disso, o coordenador regional da ATNM, Leandro Fidelis, ressalta o significado da turnê para a identidade dos descendentes italianos. Ele lembra que cerca de 65% da população capixaba possui ascendência italiana, o que torna esse intercâmbio cultural ainda mais marcante.
Em Venda Nova do Imigrante, o concerto do dia 18 terá uma participação especial: o Coral Santa Cecília, o mais antigo em atividade no Espírito Santo, com 80 anos de história e regência do maestro Inárley Carletti. Assim, o encontro musical une o tradicional canto alpino italiano, executado por vozes masculinas, ao legado coral capixaba, criando um momento de grande emoção e simbolismo.
Coro Valsella
Fundado em 1936, o Coro Valsella é o segundo mais antigo do Trentino e se destaca pela combinação entre pesquisa, tradição e inovação. Desde então, o grupo preserva melodias populares, recriando-as em arranjos contemporâneos que abrangem repertórios regionais e canções de várias partes do mundo.
Além disso, já realizou turnês por países como Austrália, Suíça, Alemanha, Monte Carlo e Eritreia, mantendo a música como ponte cultural entre nações. Desde 2021, o coro ainda organiza o concurso bienal de composição “Romano Galvan”, fortalecendo seu papel na promoção da arte coral.
Com informações da assessoria de imprensa.