TCU lança nova consulta pública para estimular participação cidadã
Campanha nacional impulsionará público a eleger temas das próximas fiscalizações

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma nova rodada de participação social para definir parte das fiscalizações que serão realizadas em 2026. A consulta pública “Você escolhe, o TCU fiscaliza!” foi lançada na última quarta-feira (19) e ficará disponível até 1º de fevereiro do próximo ano no Portal do Cidadão.
A iniciativa permite que qualquer pessoa indique quais temas devem receber atenção prioritária do órgão. Ao todo, são cinco grandes eixos e 18 problemas colocados em votação. Os cinco assuntos mais escolhidos serão incorporados aos planos operacionais das unidades técnicas a partir de março, transformando-se em novas auditorias. Há ainda um espaço para o cidadão sugerir outros temas que julgue relevantes.
Leia também: TCU identifica R$ 22,8 mi em superfaturamento no Porto de Vitória
Os eixos disponibilizados são: assistência a populações vulneráveis, energia e conectividade, infraestrutura e logística, segurança pública e defesa e serviços públicos essenciais. Segundo o Tribunal, o processo inclui mecanismos para que o público acompanhe o impacto de sua escolha, com devolutivas sobre o andamento e os resultados das fiscalizações.
A campanha integra as diretrizes da gestão 2025-2026, que busca ampliar a transparência e reforçar a participação social. Em nota, o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, afirmou que a iniciativa reafirma o compromisso de aproximar o Tribunal da população. “Somente colocando as pessoas no centro de nossas ações conseguiremos promover uma gestão pública verdadeiramente transparente, acessível e participativa”, declarou.
A primeira experiência de consulta pública, realizada no início de 2025, resultou na escolha de cinco temas: imóveis abandonados, fila do INSS, obras em rodovias, obras paralisadas na saúde e prevenção de desastres naturais. Todas essas pautas se converteram em auditorias já apreciadas em sessão plenária.
A votação atual pode ser feita no endereço: cidadao.tcu.gov.br.