Setor de serviços do ES avança e supera desempenho do país
Para os analistas, o avanço indica um mercado mais aquecido e um consumo fortalecido.

O setor de serviços do Espírito Santo registrou, em setembro, o melhor resultado para o mês em 14 anos. Isso porque, o volume de serviços cresceu 1,1% em relação a agosto e superou com folga o desempenho nacional, que ficou em 0,6%. Assim, o índice estadual atingiu 115,23 pontos, maior nível para setembro desde o início da série histórica, em 2011.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDesse modo, na comparação com setembro de 2024, o crescimento chegou a 2%. O Espírito Santo manteve desempenho superior ao do país, que marcou 110,23 pontos. Dessa forma, para os analistas, o avanço indica um mercado mais aquecido e um consumo fortalecido.
Leia também: Compras de Natal devem movimentar R$ 1,69 bi no Espírito Santo
As avaliações foram feitas pelo Connect Fecomércio-ES, com base na Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Nesse sentido, o coordenador do Observatório do Comércio, André Spalenza, destacou a capacidade de recuperação do setor.
Desse modo, o especialista afirmou que o resultado confirma a resiliência da atividade mesmo em um ano com oscilações de demanda e reforça a consistência da economia estadual.
Serviços prestados às famílias
O segmento de serviços prestados às famílias liderou o desempenho. Isso porque, o crescimento de 10,3% frente ao mesmo período do ano anterior colocou o Espírito Santo na primeira posição nacional, acima de estados como Santa Catarina (6%) e Paraná (5,7%).
Assim, restaurantes, bares, academias, salões de beleza, turismo e lazer impulsionaram o avanço, ampliado pela consolidação do consumo presencial.
Segundo Spalenza, as atividades voltadas às famílias permanecem em forte ascensão. Ele ressaltou que o estado mantém, há um ano, expansão contínua nesse segmento, refletindo uma tendência estrutural e não um movimento sazonal.
Outros setores
Outros setores também apresentaram melhora. Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio cresceram 6,3% na comparação anual, superando ligeiramente a média nacional de 6,1%. Com isso, nesse sentido, a circulação de mercadorias e o dinamismo do comércio e do turismo ajudaram a elevar o desempenho.
O coordenador lembrou que o setor vem recuperando espaço desde 2021, após a queda registrada entre 2016 e 2020, quando o indicador chegou a ficar abaixo de 90 pontos. Assim, hoje, o Espírito Santo opera acima do nível pré-pandemia e mantém trajetória de estabilidade.
A pesquisa completa está disponível no site portaldocomercio-es.com.br.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a CNC e representa 405.455 empresas responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e por 652 mil empregos.
Com unidades físicas, on-line e atendimento itinerante, está presente em todos os municípios capixabas. A entidade reúne 24 sindicatos empresariais e atua para fortalecer o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.
O projeto Connect é realizado em parceria com Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação.