Nacional

Paralisação de caminhoneiros: ato está previsto para esta quinta (4) em todo o país

No vídeo, o líder da categoria destaca o protocolo de uma ação judicial para dar respaldo legal à paralisação nacional da categoria.

Uma longa fila de caminhões e carros ocupa ambos os sentidos de uma rodovia em região montanhosa. Os veículos estão praticamente parados, formando um congestionamento que se estende até onde a estrada curva e desaparece ao fundo. À direita, vários caminhões-tanque dominam o primeiro plano; à esquerda, outdoors aparecem sobre a encosta coberta de vegetação. O céu está nublado e o asfalto parece úmido, sugerindo chuva recente.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Uma nova paralisação de caminhoneiros deve ocorrer, nesta quinta-feira (4), em todo o Brasil. O ato foi confirmado pelo desembargador aposentado Sebastião Coelho e o representante da categoria, Chicão Caminhoneiro pelas redes sociais.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

No vídeo, eles destacam o protocolo de uma ação judicial para dar respaldo legal à paralisação nacional da categoria.

Leia também: Operação da PRF mira caminhoneiros no Espirito Santo

“Meus amigos caminhoneiros, irmãos caminhoneiros, mais um ato do dia 2 de dezembro de 2025. Estamos em Brasília, na companhia do desembargador Sebastião Coelho. Logo mais, na primeira hora da tarde, estaremos protocolando o movimento para trazermos a legalidade jurídica dessa ação que vamos iniciar a partir do dia 4 de dezembro de 2025”, explica Chicão.

Reivindicações da categoria

Apesar da convocação ter sido impulsionada por Sebastião Coelho, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que havia chamado apoiadores para um ato em defesa da anistia de Bolsonaro, preso na sede da Polícia Federal, representantes da categoria reforçam que a paralisação não possui caráter político.

De acordo com alguns caminhoneiros, o movimento não está vinculado a nenhuma ideologia partidária, mas busca chamar atenção para reivindicações históricas da classe. Entre os pleitos anunciados pelos caminhoneiros estão:

  • Estabilidade contratual para os profissionais;
  • Garantia do cumprimento das leis trabalhistas e regulatórias;
  • Revisão e reestruturação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas;
  • Instituição de aposentadoria especial após 25 anos de atividade comprovada, mediante recolhimento ou documento fiscal.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.

Assuntos:

Nacional