Vendas de móveis e eletros sobem 20% e impulsionam varejo capixaba
O estado foi o único da região Sudeste a apresentar avanço no mês, reforçando seu dinamismo e sensibilidade às oportunidades de consumo.

O varejo capixaba iniciou o último trimestre do ano em forte expansão. Isso porque, em setembro, as vendas de móveis e eletrodomésticos cresceram 20,1% e colocaram o Espírito Santo entre os principais destaques do país, enquanto Brasil e Sudeste registraram retração.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDesse modo, o estado foi o único da região Sudeste a apresentar avanço no mês, reforçando seu dinamismo e sensibilidade às oportunidades de consumo.
Os dados integram as análises do Connect Fecomércio-ES, baseadas na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia também: Setor de serviços do ES avança e supera desempenho do país
Outros setores
Esse movimento positivo também alcançou outros setores. Isso porque, artigos farmacêuticos, médicos, perfumaria e cosméticos tiveram alta de 12,9%. Já tecidos, vestuário e calçados avançaram 10,7% na comparação com setembro do ano passado. Assim, esses desempenhos contribuíram para a elevação geral de 2% no varejo capixaba, acima da média nacional de 0,8%.
O cenário se mantém favorável quando observados intervalos maiores. Por exemplo, entre janeiro e setembro, as vendas do varejo cresceram 3,8% no Espírito Santo, superando o Sudeste, que marcou 1%, e o Brasil, com 1,5%.
Para o coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, essa consistência reforça a força do mercado local.
“O varejo capixaba vem sustentando um ritmo consistente de expansão, mesmo diante das oscilações nacionais. A combinação de recuperação da confiança e preços mais estáveis cria um ambiente mais favorável”, expressa.
Spalenza observa que setores ligados ao consumo imediato, como farmacêuticos e perfumaria, mantêm crescimento contínuo.
Contudo, segmentos tradicionais em períodos promocionais, como eletrodomésticos e vestuário, ganharam impulso antes mesmo da Black Friday.
“O crescimento de 20% em móveis e eletrodomésticos mostra um consumidor disposto a investir em bens duráveis. Esse movimento costuma antecipar expectativas positivas para o último trimestre, especialmente para o Natal”, avaliou.
Mês histórico
Setembro também marcou um resultado histórico. Isso porque, o índice de volume de vendas atingiu 105 pontos, o melhor desempenho para o mês desde o início da série do IBGE, em 2004, igualando o patamar de 2024.
No varejo ampliado, que inclui veículos, material de construção e atacado especializado em alimentos e bebidas, o estado também registrou evolução.
Assim, o maior avanço veio do atacado de alimentos, bebidas e fumo, que cresceu 23,6% na comparação anual. Apesar da variação mais moderada em veículos (1,1%) e da queda em material de construção (-12,3%), o conjunto resultou em alta de 1,7% no varejo ampliado, novamente superando Sudeste e Brasil. Entre janeiro e setembro, o segmento acumulou 2,2% de expansão.
A pesquisa completa, com dados detalhados, está disponível no site portaldocomercio-es.com.br.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pela geração de 652 mil empregos.
Com mais de 30 unidades físicas e ações itinerantes presentes em todos os municípios capixabas, o Sistema atua em todo o Espírito Santo. A entidade reúne 24 sindicatos empresariais e tem como missão impulsionar o desenvolvimento social e econômico do estado.
O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).