Chuva forte em Muniz Freire mobiliza Defesa Civil
O volume elevado provocou o desalojamento de uma família e interrompeu os serviços de energia elétrica e internet em diferentes pontos do município.

A chuva acumulada de 77 milímetros entre a noite de quarta-feira (3) e a madrugada desta quinta-feira (4) mobilizou a Defesa Civil de Muniz Freire em diversas ocorrências.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiIsso porque, o volume elevado provocou o desalojamento de uma família e interrompeu os serviços de energia elétrica e internet em diferentes pontos do município. Assim, a equipe permanece em plantão contínuo para monitorar impactos e atender moradores.
Leia também: Defesa Civil emite alerta vermelho para chuvas intensas e granizo no ES
A coordenadora da Defesa Civil Municipal explicou que a equipe precisou agir rapidamente. Desse modo, a mãe e a filha deixaram a residência no Centro depois que infiltrações atingiram a laje e comprometeram a rede elétrica.
Logo, os agentes avaliaram o risco, orientaram a saída imediata e acionaram a Secretaria de Assistência Social, que forneceu lona para proteger os móveis atingidos.
Além disso, engenheiros e técnicos da Prefeitura retornam ao local nesta manhã para avaliar a estrutura e definir quando a família poderá voltar ao imóvel, enquanto permanece acolhida por parentes.
Queda de poste
Ainda na área central, a queda de um poste na rua Maria Piedade Louzada deixou casas sem energia e internet. Então, a Defesa Civil acionou a concessionária EDP para realizar o desligamento da rede e remover a estrutura danificada. Contudo, até o início da manhã, o fornecimento ainda não havia sido restabelecido.
Alerta permanece
O Espírito Santo segue em estado de alerta desde quarta-feira (3). De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, há risco de chuva moderada a forte, tempestades, descargas elétricas, ventos intensos, alagamentos e aumento do nível dos rios.
Assim, para a Região Sul, onde se encontra Muniz Freire, a previsão indica acumulado entre 100 e 150 milímetros até esta quinta-feira (5), com tendência de estabilização do clima ao longo do dia.
Nas últimas semanas, o município vem enfrentando sucessivos episódios de instabilidade. Por exemplo, em 4 de novembro, uma chuva de granizo desalojou famílias, destelhou casas e causou prejuízos ao setor agropecuário.
Além disso, entre 28 de novembro e 1º de dezembro, novas ocorrências foram registradas em Menino Jesus e Piaçu, também por granizo.
Diante do cenário, o Governo do Estado adiou a agenda que previa a presença do governador Renato Casagrande e demais autoridades para a abertura da licitação da pavimentação da ES-379, rodovia que liga Muniz Freire à cidade de Iúna.
Defesa Civil à disposição
A Defesa Civil Municipal continua com equipes de plantão em todas as regiões, monitorando ocorrências e oferecendo suporte imediato à população. Em caso de necessidade, o atendimento pode ser acionado pelo telefone (28) 99882-9566.
Com informações da Prefeitura de Muniz Freira