Segurança

Operação Tio Sam prende três e apreende 1,3 kg de drogas em Marataízes

Ação integrada cumpriu mandados em Barra de Itapemirim e Cidade Nova, desarticulando parte de um esquema de tráfico.

Foto: Divulgação/PCES

A Polícia Civil deflagrou a Operação Tio Sam em Marataízes na tarde desta quarta-feira (4). A ação integrou equipes da Polícia Militar, Polícia Penal, Força Tática, K9 e Serviço Reservado da 9ª Companhia Independente. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em quatro residências e desarticulou parte de um esquema de tráfico nos bairros Barra de Itapemirim e Cidade Nova.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Durante as diligências, os policiais prenderam três pessoas: S. M. da S., de 52 anos, conhecido como “Tio Sam”; K. S., de 18 anos; e E. da S. P., de 39 anos. Além disso, S. foi autuado por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Já K. responderá por associação para o tráfico, enquanto E. responderá por tráfico.

As equipes apreenderam cerca de 1,363 kg de cocaína, distribuídos em tabletes, porções, papelotes e pinos prontos para venda. Também encontraram 25 pedras de crack, nove buchas de maconha e 127 comprimidos de citrato de sildenafila. Os policiais recolheram ainda uma balança de precisão, material para endolação, sete celulares, documentos pessoais e um veículo GM Celta usado no crime.

Leia também: Polícia recupera última arma furtada em agência de Mimoso do Sul

A operação começou às 15h17, quando a equipe K9 localizou drogas na casa de E., após detectar uma sacola arremessada pela janela. O cão farejador Snop encontrou entorpecentes escondidos no imóvel. Na sequência, às 16h08, policiais seguiram para a residência de “Tio Sam”. Embora a equipe não encontrasse nada inicialmente, moradores informaram os policiais, que seguiram até uma casa vizinha. Lá, a equipe localizou grande quantidade de drogas escondida em um guarda-roupas.

Presos na Operação Tio Sam

O morador, M. da S. G., compareceu espontaneamente à delegacia e confessou que recebia R$ 150 por semana para guardar o material para “Tio Sam”. Assim, as equipes retornaram para prender o criminoso. Contudo, descobriram que ele havia fugido com apoio de K. S. em um GM Celta. A Divisão de Inteligência da Polícia Penal e a Sejus localizaram o veículo no bairro Cidade Nova, já que K. usava tornozeleira eletrônica. As equipes prenderam ambos no local.

Os três detidos foram autuados em flagrante e encaminhados ao sistema prisional. Todo o material apreendido seguirá para perícia. Além disso, as investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.

Jornalista com mais de uma década de experiência em produção de conteúdo jornalístico e cobertura de temas políticos, de segurança pública e institucionais. Atua com redação e edição de matérias para diferentes plataformas. Também possui experiência em comunicação política e eleitoral, assessoria de imprensa e redação publicitária.