Cidades

Governança Sem Fronteiras: Caparaó se torna destino turístico integrado

O projeto, que surgiu a partir da integração com o Programa Líder e os territórios empreendedores da região, tem como objetivo ampliar a competitividade e atrair mais visitantes.

Equipes Sebrae ES e MG no Governança Sem Fronteiras
Foto: Divulgação

A iniciativa Governança Sem Fronteiras é resultado da parceria estratégica entre o Sebrae Espírito Santo (Sebrae/ES) e o Sebrae Minas Gerais (Sebrae/MG). Juntos, eles estruturam e impulsionam o turismo no Caparaó, um movimento inédito que visa integrar os dois estados e fortalecer o território como um polo empreendedor. O projeto, que surgiu a partir da integração com o Programa Líder e os territórios empreendedores da região, tem como objetivo ampliar a competitividade e atrair mais visitantes.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Essa parceria não só busca fortalecer pequenos negócios, mas também gerar desenvolvimento econômico sustentável. Entre os resultados já alcançados estão a criação do movimento Unidos pelo Parque, que solicitou ao Ministério do Meio Ambiente e ao ICMBio a reestruturação da gestão do Parque Nacional do Caparaó (Parna), além da formação do Consórcio de Prefeitos do Caparaó Mineiro. A união também resultou na criação de um termo de cooperação técnica entre Sebrae/ES e Sebrae/MG, permitindo ações conjuntas entre as duas instituições. Além disso, foi desenvolvido o branding da Estrada Parque Caparaó, criando uma identidade visual única para a região.

Leia também: Primeiro resort do ES marca virada histórica no turismo capixaba

Segundo Anderson Baptista, gerente da Unidade Regional Caparaó do Sebrae, esta parceria representa um marco para a integração entre os estados vizinhos. “A governança não é apenas um conceito; é uma prática real entre líderes e empreendedores que geram resultados concretos para empresas de todos os portes”, afirma Baptista.

Governança Sem Fronteiras

O projeto também busca fomentar redes de relacionamento entre empresários e criar oportunidades de negócios inter-regionais. Com isso, a expectativa é que a união entre Espírito Santo e Minas Gerais coloque o Caparaó como referência nacional em práticas de governança colaborativa.

Além disso, Baptista destaca que a criação de um território turístico interestadual no Caparaó já é uma realidade. “Com atrativos como o Pico da Bandeira, e novos produtos turísticos em desenvolvimento, como a travessia dos Sete Cumes, o Caparaó certamente se projetará para o Brasil e até internacionalmente”, acrescenta o gerente.

Eduardo Simões, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios e Acesso ao Crédito do Sebrae, reforça que a Governança Sem Fronteiras tem sido fundamental para dar continuidade aos planos estratégicos de desenvolvimento turístico. “Essa é uma ação sem fronteiras que fortalece a potência turística da região e impulsiona o desenvolvimento territorial”, afirma Simões.

Turismo no Caparaó

Pedro Rigo, superintendente do Sebrae, salienta a importância de workshops realizados no Caparaó como marcos dessa integração turística entre os estados. Inclusive, ele acredita que a união entre Sebrae/ES, Sebrae/MG, prefeituras e entidades locais busca consolidar o Caparaó como um destino único e referência nacional. “Para o turista, não há fronteiras. Estamos trabalhando para garantir que também não existam para nós”, afirma Rigo, destacando que essa parceria tem inspirado outras iniciativas pelo país.

Marden Márcio Magalhães, diretor de operações do Sebrae/MG, celebra a união do Caparaó Capixaba e Caparaó Mineiro como um resultado direto dessa colaboração. “Tudo isso só foi possível graças à visão estratégica e dedicação do Sebrae, especialmente à liderança de Pedro Rigo”, completa Magalhães. No entanto, ele também destaca que a proposta não se limita a Espírito Santo e Minas Gerais, mas envolve a colaboração com outros estados da região Sudeste.

Por fim, Vagner Rodrigues, prefeito de Guaçuí, ressalta a importância da parceria para o fortalecimento do turismo na região. Ele acredita que a Governança Sem Fronteiras representa um marco para o desenvolvimento do setor. Especialmente diante dos desafios impostos pela reforma tributária que começa em 2026. “Estamos nos preparando para garantir o crescimento da nossa região e criar novos horizontes para o turismo”, conclui Rodrigues.

Com informações da assessoria de imprensa.

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.