ES: Cidades desenvolvidas e vidas transformadas

Como secretária de Estado do Governo, sinto-me grata e realizada por contribuir, ao lado do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço, para o maior ciclo de investimentos da história do Espírito Santo.

Terceira Ponte Espírito-Santo
Foto: Divulgação

Por Emanuela Pedroso

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Para onde quer que o cidadão capixaba olhe, em todas as regiões do Espírito Santo vê a presença do nosso Governo em ações e obras que transformam vidas e tornam os municípios mais desenvolvidos. Como secretária de Estado do Governo, sinto-me grata e realizada por contribuir, ao lado do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço, para o maior ciclo de investimentos da história do Espírito Santo.

Desde 2019, quando o governador Renato Casagrande reassumiu a administração estadual, realizamos, em parceria com as gestões municipais, investimentos que proporcionam desenvolvimento integrado ao Espírito Santo. Até 2026, esses investimentos devem chegar a R$ 25 bilhões, com mais de 20% desse total destinados diretamente aos municípios, percentual muito acima da média nacional, que gira em torno de 7%.

Essa é a nossa forma de governar: com visão municipalista e aplicação de instrumentos de gestão eficientes, que incluem repasses fundo a fundo, convênios, parcerias estratégicas e ações executadas diretamente pelas secretarias e órgãos estaduais.

Destaco, com especial orgulho, o modelo fundo a fundo, que reduz a burocracia, transfere recursos diretamente às prefeituras e fortalece a capacidade dos municípios de executar políticas públicas com mais agilidade e eficiência. É assim com o Fundo Cidades, do qual sou gestora, acompanhando de perto o impacto positivo de obras que mudam o cenário dos municípios e a vida das pessoas.

Desde 2022, promovemos um ciclo de desenvolvimento com visível transformação das nossas cidades, totalizando mais de R$ 1 bilhão em investimentos do nosso Fundo Cidades. Com o repasse desses recursos aos municípios realizamos projetos e obras estruturantes que melhoram significativamente a qualidade de vida dos capixabas.

Em 2023, avançamos com a criação do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, voltado para elaboração de projetos e execução de obras que tornam os municípios capixabas mais preparados para enfrentar eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e períodos de estiagem.

Esses investimentos se transformam em ações concretas, essenciais, em todo o Espírito Santo: obras de contenção e estabilização de encostas, macrodrenagem, pavimentação, construção de pontes, muros de gabião, reforço de rochas, barragens, bacias de contenção de enxurradas, poços artesianos, entre tantas outras entregas que garantem segurança, mobilidade, proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Cada obra representa aquilo que mais me move na gestão pública: cuidar das pessoas.

Em 2026, seguirei com responsabilidade e visão de futuro, de mãos dadas com as gestões municipais para garantirmos ao nosso Estado mais desenvolvimento, protegendo vidas, fortalecendo comunidades com mais segurança, dignidade e qualidade de vida para as famílias capixabas. Porque governar é, acima de tudo, cuidar de pessoas e garantir que o desenvolvimento chegue a todos, de forma equilibrada e sustentável.

*** Emanuela Pedroso é secretária de Estado do Governo do Espírito Santo.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM