Cachoeiro suspende emissão de notas fiscais avulsas a partir de 2026
Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda, a suspensão ocorre devido à implantação do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou que vai interromper a emissão de Notas Fiscais de Serviços Avulsas a partir de 1º de janeiro de 2026. Desse modo, a decisão impacta diretamente os contribuintes que utilizam esse modelo de documento fiscal no município.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiSegundo a Secretaria Municipal de Fazenda, a suspensão ocorre devido à implantação do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Dessa forma, o tributo entra, inicialmente, em fase de testes, seguindo as diretrizes da reforma tributária em andamento no Brasil. Por isso, o sistema atual passará por ajustes.
Leia também: Dívidas quitadas ainda geram protesto por falta de baixa em cartório no Espírito Santo
Assim, durante esse período de transição, a Prefeitura vai promover adequações técnicas e operacionais nos procedimentos ligados à tributação de serviços.
Nesse sentido, o objetivo é garantir que o município se adapte corretamente ao novo modelo fiscal, evitando inconsistências e assegurando segurança jurídica aos contribuintes.