Processo seletivo 2026 busca novos talentos no Espírito Santo
O processo seletivo é destinado a estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais, do 7º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio.

O Instituto Ponte vai abrir, entre os dias 19 de janeiro e 22 de março, o processo seletivo para ingresso de novos alunos em 2026. A instituição, portanto, projeta superar novamente o número de inscritos da edição anterior, que registrou mais de dois mil candidatos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNesse sentido, fundado em 2014, em Vitória, o Instituto Ponte atua na promoção da ascensão social por meio da educação de qualidade. Atualmente, a organização acompanha 466 estudantes de 19 estados brasileiros. Assim, para 2026, a previsão é selecionar mais de 100 novos alunos, mantendo o crescimento contínuo do programa.
Leia também: Precisando trabalhar? Veja as oportunidades disponíveis no Sine Anchieta
Quem pode participar
O processo seletivo é destinado a estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais, do 7º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio. Além disso, os candidatos devem ter renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. Os aprovados passam a receber acompanhamento educacional de longo prazo, que segue até a conclusão do Ensino Superior.
Benefícios
Entre os benefícios oferecidos estão bolsas de estudo em escolas particulares para o Ensino Médio, custeio de material didático, uniforme e vale-transporte. Além disso, os alunos participam de cursos de inglês em instituições parceiras e de aulas e projetos no contraturno escolar, em formatos presencial e on-line.
A instituição mantém um processo seletivo rigoroso, que avalia não apenas o desempenho acadêmico, mas também o potencial, a dedicação e o compromisso dos candidatos. Dessa forma, o Instituto Ponte amplia seu impacto social e fortalece a formação de jovens talentos.
Os resultados do programa comprovam sua efetividade. Cerca de 93% dos alunos ingressam no ensino superior até um ano após o fim do Ensino Médio. Atualmente, 10% cursam Medicina e 47% estão nas áreas de Engenharia e Tecnologia.
Além disso, 45% dos universitários já apresentam renda média mensal 5,5 vezes superior à renda per capita de suas famílias. As inscrições e todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site oficial do Instituto Ponte.