Montadora chinesa assina termo para implantar fábrica de veículos no ES
O documento foi assinado diretamente da China pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), que cumpre agenda internacional voltada à atração de investimentos.

O Espírito Santo deu um passo histórico rumo à industrialização do setor automotivo. Nesta quarta-feira (14), o Estado assinou um termo de compromisso no qual a montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) manifesta formalmente o interesse em implantar uma indústria de produção de veículos em território capixaba.
O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) assinou o documento diretamente da China, onde cumpre agenda internacional voltada à atração de investimentos. A iniciativa representa um avanço significativo para a economia estadual e reacende um antigo sonho dos capixabas: sediar uma fábrica de automóveis.
Leia também: Ricardo Ferraço é chancelado por Casagrande como o nome do grupo para sucessão
O vice-governador deu a notícia ao governador Renato Casagrande (PSB) ao lado do fundador da empresa, Jack Wei, via vídeo chamada.
Great Wall Motors
A Great Wall Motors tem ampliado sua presença no Brasil e utiliza os portos capixabas como principal porta de entrada de seus veículos no país. Somente em 2025, a empresa já importou mais de 45 mil automóveis pelo Espírito Santo, o que aponta a relevância estratégica do Estado para as operações da montadora.
“Excelente notícia, na verdade é uma notícia histórica para nós no Estado do Espírito Santo, porque a gente dá um passo em direção a ter aqui uma indústria de automóveis. Foi sempre um sonho dos capixabas”, afirmou Casagrande.
O chefe do Poder Executivo estadual ainda destaca que a decisão da empresa é graças a um conjunto de ações estruturantes dos últimos anos.
“Tenho certeza que a organização do nosso Estado e tudo aquilo que a gente fez de articulação possibilitou que a empresa pudesse tomar essa decisão. Esse investimento vem fortalecer ainda mais a economia capixaba, atrair novos negócios e gerar oportunidades para os capixabas”, completou o governador.
Casagrande também parabenizou o vice-governador pelo trabalho de articulação internacional e reforçou a disposição do Espírito Santo em manter um ambiente favorável aos negócios. ]
“Pode dizer para a empresa, mais uma vez, que nós estamos de braços abertos para construir uma excelente relação e para que a Great Wall Motors possa prosperar aqui no Estado”, concluiu.
A expectativa do governo, portanto, é que, a partir da assinatura do termo de compromisso, avancem as tratativas técnicas e institucionais. Nessa etapa, serão definidos local da planta industrial, volume de investimentos, geração de empregos e cronograma de implantação.