Segurança

Operação da PF expõe rota do tráfico e mira lavagem de dinheiro no ES

Ação da Polícia Federal cumpre mandados no Espírito Santo e em São Paulo e resulta em prisão em flagrante.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou a Operação Solosanto da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (4), no Espírito Santo, com foco no combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A investigação identificou uma organização criminosa com atuação no litoral capixaba, sobretudo em Guarapari, além de conexões no estado de São Paulo.

Segundo a apuração, os criminosos traziam drogas da região de Cáceres, em Mato Grosso, utilizando pessoas contratadas para o transporte, conhecidas como mulas.

Além disso, o grupo empregava modais aéreo e terrestre e utilizava esconderijos sofisticados para ocultar os entorpecentes durante o deslocamento. Por determinação da 1ª Vara Criminal de Guarapari, a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão.

As equipes executaram as ações simultaneamente em Guarapari e na cidade de Santos, em São Paulo. O objetivo foi apreender dispositivos eletrônicos, documentos e outros elementos ligados à logística e ao suporte financeiro da organização.

Durante o cumprimento das medidas em Guarapari, os policiais prenderam um investigado em flagrante. Na residência, a equipe localizou munições de arma de fogo, o que motivou a prisão imediata.

Os investigados responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, crimes cujas penas somadas podem ultrapassar 25 anos de reclusão.

Jornalista com mais de uma década de experiência em produção de conteúdo jornalístico e cobertura de temas políticos, de segurança pública e institucionais. Atua com redação e edição de matérias para diferentes plataformas. Também possui experiência em comunicação política e eleitoral, assessoria de imprensa e redação publicitária.