A liberdade de expressão
Segundo o Dicionário de Filosofia, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia
3 mins de leitura
em 16 de nov de 2022, às 10h38
![Foto: Pixabay Foto: Pixabay](https://aquinoticias.com/wp-content/uploads/2022/11/Liberdade-de-expressao.jpg)
Uma das expressões mais faladas e discutidas nos últimos tempos talvez seja “Liberdade de Expressão”.
Primeiro vamos entender o que é liberdade.
Segundo o Dicionário de Filosofia, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.
Depois entender o que nos diz a palavra expressão, segundo o dicionário é a ação de exprimir, de se expressar por palavras escritas ou faladas, por manifestação fisionômica e também por gestos.
Quando juntamos essas duas simples palavras elas se tornam um direito constitucional previsto no artigo Art. 5º da Constituição Federal que diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à LIBERDADE, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
… IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; …
… X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
A quem interessar sugiro a leitura completa do artigo e seus incisos para uma melhor compreensão das normas que regem o país, muito bem como a conduta a ser seguida por cada brasileiro.
Se desejamos um país melhor com mais estrutura moral e cívica devemos nós mesmos iniciar um movimento de organização pessoal interior e respeito as normas que regulamentam a vida em sociedade.
Lembremos sempre que a nossa liberdade termina onde inicia a do outro, para isso devemos tratar as pessoas e as coisas com respeito e consideração.
“Quem diz o que quer, ouve o que não quer”, “quem diz o que pensa deve ouvir o que outro pensa”, pois os direitos moram lado a lado.
“As pessoas gostam do ideal de liberdade de expressão até o momento em que começam a ouvir aquilo que elas não gostariam que dissessem a respeito delas. (Augusto Branco).
A vida é uma troca você recebe o que doa, devemos valorar o que realmente tem valor, sob pena de nos tornarmos medíocres e despersonalizados.
Voltaire como era conhecido disse: “não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres”. (François-Marie Arouet – Voltaire)
A perfeita frase cunhada pelo filósofo iluminista retrata a pureza do caráter de quem ouve e espera o mesmo caráter de quem fala.
A liberdade de expressão deve estar condicionada ao bom senso e respeito a constituição, a pessoa, a família e a sociedade não se admitindo a libertinagem e nem tão pouco a crueldade.
Pense nisso!!!
Fernando Rangel Pereira tem formação em Estudos Sociais, Farmácia Clínica, Psicologia e especialização em Neuropsicologia.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui