ads-geral-topo

A vitória da derrota

Atribuímos à palavra vitória a qualquer tipo de conquista, principalmente se houver grande esforço por parte do vencedor

3 mins de leitura

em 13 de dez de 2022, às 11h01

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Atribuímos à palavra vitória a qualquer tipo de conquista, principalmente se houver grande esforço por parte do vencedor.

Enquanto em sentido inverso temos a palavra derrota que atribuímos a ela sempre que ocorre um fracasso ou ruína.

Tanto o êxito quanto o fracasso estão diretamente ligados aos nossos conceitos de valor e expectativas, a intensidade é dependente do quanto investimos no nosso objetivo, quanto maior forem nossas expectativas quanto maior será a tristeza ou a alegria.

O chamado sistema límbico são estruturas localizadas dentro do cérebro que são responsáveis pelas nossas respostas emocionais e uma das principais funções é ativar um complexo sistema do tipo recompensa e punição.

Diante de situações cotidianas criamos expectativas e quanto maior forem as expectativas maior será a liberação de neurotransmissores que irão influenciar em nossas emoções.

Todo esse processo neurobiológico influência diretamente no nosso funcionamento neuropsicológico, este será determinante para o nosso comportamento de alegria ou tristeza, em intensidade e duração.

Lembre-se, sempre seremos fruto da nossa imaginação e as nossas realizações serão sempre atreladas a sentimentos de ganho ou perda, punição ou recompensa.

Isso pode ser equilibrado através da nossa capacidade de perceber, julgar e diferenciar o que é certo do que é errado, atrelada a nossa capacidade humana de alterar a realidade através dos novos pensamentos e atitudes.

Para tanto, é necessário à tomada de consciência de nossas atitudes, fazendo sempre uma avaliação sobre nossas expectativas e o quanto nossa realidade virtual imaginativa terá condições de se tornar realidade de fato.

Para que saibamos enfrentar os desafios da vida, para que possamos viver em plenitude e reduzir nossas frustrações é necessário que criemos condições ideais de sobrevivência, através de boas escolhas e boas ações consigo mesmo e com os outros.

Pense positivamente, mas não se esqueça de buscar meios para que tudo se realize, para isso trabalhe, estude, movimente-se, quando tudo der certo, ria, se alegre, festeje, mas não se esqueça, procure descobrir o que proporcionou a vitória, agradeça e siga em frente.

A derrota sempre trará uma lição que se bem entendida certamente proporcionara vitórias ao invés de novas derrotas, pois quem não reconhece suas próprias falhas sempre terá maiores chance de errar novamente. Se algo der errado, chore se entristeça, mas não se esqueça, procure descobrir o que proporcionou a falha e assuma para si a responsabilidade do erro e do acerto.

Independente de onde esteja você será sempre sua melhor companhia. Então melhor começar a ser feliz, tome as rédeas da sua vida e construa seu próprio caminho e não deposite a responsabilidade da sua felicidade a terceiros, pois a maior vitória do ser humano é a batalha vencida sobre ele mesmo, “pense nisso, logo você existe”.

Fernando Rangel Pereira – Psicologia/Neuropsicologia.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape