ads-geral-topo

Amizade Concreta

A amizade modifica o abstrato em concreto, pois ela transforma um sentimento em carinho, em proteção, em abraço, em aperto de mão

2 mins de leitura

em 15 de mar de 2023, às 15h38

Foto: Pixabay

Não é sobre ficar velho, é sobre se tornar maduro.

Não é sobre gostar, é sobre descobrir.

Não é sobre ter amigos, é sobre ser amigo.

A amizade modifica o abstrato em concreto, pois ela transforma um sentimento em carinho, em proteção, em abraço, em aperto de mão.

Na trajetória da vida tenho feito grandes amizades. Hoje compreendo melhor como isso se deu. Aprendo a cada dia como transformar um simples desconhecido em um amigo fiel.  Descobri também que o fato de gostar do outro é mais cognitivo do que emocional.

Na esmagadora maioria das vezes, as opiniões a respeito dos outros são moldadas mais pelos comentários exaltosos que ouvimos do que amparadas nas nossas próprias experiências.

Por incrível que possa parecer, os maiores influenciadores são exatamente aqueles que não tiveram absolutamente nenhuma experiência pessoal com aquele que é julgado como bom ou ruim.

Por isso, é muito valioso cuidar para que tais influências de opiniões alheias não transformem ouro em barro, porque em algum momento você também será julgado com os mesmos critérios daqueles que não tem critério.

Ao invés de julgar por ouvi dizer, espere até que você possa viver uma experiência junto daquela pessoa, certamente suas conclusões serão diferentes.

O hábito de julgarmos os outros com base na opinião do outro muitas vezes impede-nos de conhecer e conviver com pessoas que nos trariam alegria e sabedoria e que tornariam nossas vidas mais suaves.

Então se desejar ter e ser amigo, comece a compreender que a amizade é uma via de duplo sentido, os encontros se dão através do olhar fraterno e a vontade de acolher o outro com todas as qualidades e defeitos.

Moral:

Jamais se utilize da opinião alheia para ter suas opiniões sobre alguém, pois você poderá estar perdendo uma grande oportunidade de desenvolver grandes e verdadeiras amizades. Afinal, como diria o poeta: “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito “

Fernando Rangel Pereira

Psicologia/ Neuropsicologia

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape