Aquecimento Global será tema de Mostra de Vídeos Ambiental em Guaçuí

O “Aquecimento global: causas, consequências e soluções” é o tema da 11ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental 2023, de Guaçuí, que será realizada no dia 6 de junho, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, quando acontecerão solenidades do Governo do Estado, em Vitória. A Mostra vai acontecer no Teatro Municipal Fernando […]

3 mins de leitura

em 01 de mar de 2023, às 15h38

O “Aquecimento global: causas, consequências e soluções” é o tema da 11ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental 2023, de Guaçuí, que será realizada no dia 6 de junho, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, quando acontecerão solenidades do Governo do Estado, em Vitória. A Mostra vai acontecer no Teatro Municipal Fernando Torres e deve envolver, em média, 210 alunos e professores da Rede Municipal de Ensino que participam diretamente da idealização e produção dos vídeos. Além da participação de uma escola convidada, e outro município, como já aconteceu nas duas últimas edições.

Aquecimento Global (2)

Devem ser exibidos sete curtas-metragens abordando o tema que sempre está relacionado a questões ambientais, com uma abordagem dentro do cotidiano da população. E o evento fará parte da Semana Alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Muniz Freire completa 132 anos de emancipação neste 1º de março

Foto mostra imagem panorâmica da cidade de Muniz Freire que completa 132 anos e também vive consequências do aquecimento globalO município de Muniz Freire, na região do Caparaó, completa 132 anos de Emancipação Política neste quarta-feira, 1º de março. A colonização de seu território começou em 1846 e o município foi criado em 1890, sendo desmembrado de Cachoeiro de Itapemirim, com o nome de Espírito Santo do Rio Pardo. Foi, então, instalado em 1º de março de 1891, tendo sua sede elevada à categoria de cidade em 1986, quando recebeu o nome de Muniz Freire, em homenagem ao várias vezes presidente da Assembleia Legislativa, senador e governador do Estado, Moniz Freire.

Muniz Freire completa 132 anos (2)

Com a divisão territorial-administrativa de 1933, o município ficou composto pelos distritos de Muniz Freire (sede), Itaipava (Itaici, a partir de 1948), Conceição do Norte (Piaçu, a partir de 1948) e Vieira Machado. Hoje, além desses, também existem os distritos de Menino Jesus e São Pedro. As origens culturais têm muito da sua povoação marcada por sua sede estar no centro das rotas das tropas que transportavam a produção local e da região, além da chegada dos imigrantes italianos, vindo para substituir o trabalho escravo nas lavouras de café. E o maior impulso econômico veio com a inauguração da BR262, diminuindo o isolamento geográfico que o município vivia em relação ao restante do Estado, o que havia sido atenuado com a construção da ES379 que liga Muniz Freire a Castelo e Iúna, o que aconteceu na década de 1920.

Iúna também no combate ao mosquito da Dengue

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Iúna está fazendo visitas domiciliares, para detectar possíveis locais onde possam surgir focos de proliferação do mosquito da Dengue. Além disso, a equipe está percorrendo os bairros utilizando inseticidas, que são repassados pelo Governo Estadual, para fazer o bloqueio de casos que têm surgido na cidade. A Secretaria alerta, ainda, que no caso de qualquer sintoma, como febre acima de 38,5 graus, dores musculares, dor nos olhos e na cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui