Aquecimento Global será tema de Mostra de Vídeos Ambiental em Guaçuí
O “Aquecimento global: causas, consequências e soluções” é o tema da 11ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental 2023, de Guaçuí, que será realizada no dia 6 de junho, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, quando acontecerão solenidades do Governo do Estado, em Vitória. A Mostra vai acontecer no Teatro Municipal Fernando […]
3 mins de leitura
em 01 de mar de 2023, às 15h38
O “Aquecimento global: causas, consequências e soluções” é o tema da 11ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental 2023, de Guaçuí, que será realizada no dia 6 de junho, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, quando acontecerão solenidades do Governo do Estado, em Vitória. A Mostra vai acontecer no Teatro Municipal Fernando Torres e deve envolver, em média, 210 alunos e professores da Rede Municipal de Ensino que participam diretamente da idealização e produção dos vídeos. Além da participação de uma escola convidada, e outro município, como já aconteceu nas duas últimas edições.
Aquecimento Global (2)
Devem ser exibidos sete curtas-metragens abordando o tema que sempre está relacionado a questões ambientais, com uma abordagem dentro do cotidiano da população. E o evento fará parte da Semana Alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
Muniz Freire completa 132 anos de emancipação neste 1º de março
O município de Muniz Freire, na região do Caparaó, completa 132 anos de Emancipação Política neste quarta-feira, 1º de março. A colonização de seu território começou em 1846 e o município foi criado em 1890, sendo desmembrado de Cachoeiro de Itapemirim, com o nome de Espírito Santo do Rio Pardo. Foi, então, instalado em 1º de março de 1891, tendo sua sede elevada à categoria de cidade em 1986, quando recebeu o nome de Muniz Freire, em homenagem ao várias vezes presidente da Assembleia Legislativa, senador e governador do Estado, Moniz Freire.
Muniz Freire completa 132 anos (2)
Com a divisão territorial-administrativa de 1933, o município ficou composto pelos distritos de Muniz Freire (sede), Itaipava (Itaici, a partir de 1948), Conceição do Norte (Piaçu, a partir de 1948) e Vieira Machado. Hoje, além desses, também existem os distritos de Menino Jesus e São Pedro. As origens culturais têm muito da sua povoação marcada por sua sede estar no centro das rotas das tropas que transportavam a produção local e da região, além da chegada dos imigrantes italianos, vindo para substituir o trabalho escravo nas lavouras de café. E o maior impulso econômico veio com a inauguração da BR262, diminuindo o isolamento geográfico que o município vivia em relação ao restante do Estado, o que havia sido atenuado com a construção da ES379 que liga Muniz Freire a Castelo e Iúna, o que aconteceu na década de 1920.
Iúna também no combate ao mosquito da Dengue
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Iúna está fazendo visitas domiciliares, para detectar possíveis locais onde possam surgir focos de proliferação do mosquito da Dengue. Além disso, a equipe está percorrendo os bairros utilizando inseticidas, que são repassados pelo Governo Estadual, para fazer o bloqueio de casos que têm surgido na cidade. A Secretaria alerta, ainda, que no caso de qualquer sintoma, como febre acima de 38,5 graus, dores musculares, dor nos olhos e na cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui