Cerveja de cachaça é a ‘melhor das melhores’ na 4ª Copa Capixaba
Evento reforça avanço técnico das cervejarias capixabas e evidencia a maturidade crescente do mercado artesanal no estado

Por Leandro Fidelis
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiATerra da Cachaça (Cervejaria Três Santas), de Santa Teresa, foi eleita a melhor cerveja da 4ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal, realizada entre 20 e 22 de novembro. A Baltic Porter maturada em barril de amburana conquistou o ouro no “Best of Show”, prêmio que escolhe a “melhor das melhores” entre todas as vencedoras de ouro das categorias, consolidando o rótulo como destaque máximo da competição. A Três Santas também levou a prata, enquanto a Cervejaria Aurora, de Venda Nova do Imigrante, ficou com o bronze.
Organizada pela Associação das Indústrias de Cerveja Artesanal do Espírito Santo (Aicerva), a Copa reuniu 317 rótulos de 40 cervejarias e adotou degustações às cegas com protocolos técnicos nacionais e internacionais. As avaliações priorizaram a aderência aos estilos e contaram com jurados brasileiros e estrangeiros, além da participação inédita de baristas para as cervejas com café. O evento cresceu 10% em inscrições e reforça o avanço técnico e a consolidação do Espírito Santo como polo cervejeiro no país. Ao todo, foram distribuídas 86 medalhas em diferentes categorias.
A Cervejaria Três Santas foi novamente o grande destaque ao ser eleita Cervejaria do Ano pela terceira vez.
Para além da premiação, a Copa Capixaba se consolidou como ferramenta de aprimoramento técnico. Todas as cervejarias recebem pareceres detalhados dos jurados, independentemente de medalhas.
O Best of Show ganhou destaque especial nesta edição. A dinâmica reforça o alto nível técnico da disputa. Apenas as cervejas que conquistam medalha de ouro em suas respectivas categorias avançam para uma rodada final exclusiva, na qual os jurados escolhem as três melhores entre todas as campeãs. Além da Terra da Cachaça, conquistou o segundo lugar no pódio “Uma Canção Praieira”, também da Três Santas. A Contemporany-Style Gose “Marina” ( Cervejaria Aurora), na foto acima, garantiu o bronze.
Caráter maltado e influência da amburama
Campeã absoluta da Copa Capixaba, a Terra da Cachaça chamou atenção pelo perfil sensorial complexo e pela execução técnica refinada. Trata-se de uma Baltic Porter maturada por seis meses em barris de amburana que anteriormente armazenavam a premiada cachaça do Alambique Princesa Isabel.
Com 10% de teor alcoólico (variando entre 9,5% e 10%, de acordo com o lote) e 40 IBU, a cerveja apresenta camadas de chocolate, café, coco queimado, especiarias e notas sutis da madeira brasileira, resultando em um conjunto potente e elegante. A combinação foi decisiva para impressionar os jurados, que destacaram o equilíbrio entre força alcoólica, caráter maltado e a influência da amburana.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM
