ads-geral-topo

Envelhecer: uma derrota ou uma conquista?

O envelhecimento é algo que ocorre com todos os seres vivos do planeta e com você não será diferente

3 mins de leitura

em 09 de mar de 2023, às 10h23

Foto: Pixabay

O envelhecimento é algo que ocorre com todos os seres vivos do planeta e com você não será diferente. Neste caso, melhor agir rápido e começar a se preparar para essa fase da vida, porém não se esqueça, tudo que doamos recebemos de volta em igual medida e intensidade.

O envelhecer é um processo lento biologicamente e rápido psicologicamente. Quando perceber você já estará velho. Então, não espere muito para pedir e dar seu perdão e então viver em paz, pois, quando se der conta o tempo já passou.

A dependência física, emocional e psicológica em algum momento virá com muita força, o que fará grande diferença  nesse tempo é a forma como você conseguiu se preparar para enfrentar a velhice.

Convido o leitor a refletir sobre o que tem feito para que sua velhice seja um tempo de regozijo e sabedoria.

Se você se sente infeliz, busque estar e conversar com pessoas felizes ou que ao menos buscam estar felizes. Faça terapia, exercício físico, leia, ria, cante, ajude, enfim se cerque de coisas boas.

A felicidade não compartilhada é no mínimo um ato de egoísmo e também grande precursor de atitudes egocêntricas, que em nada contribuem para o aprimoramento moral da humanidade.

Pense como tem tratado sua família, seus amigos e a sociedade onde vive. Lembre-se você será sempre espelho de você mesmo e as pessoas o reconhecerão pelos suas atitudes, especialmente aquelas em relação aos outros.

Reveja todos os dias sua relação com você mesmo quer seja física, espiritual ou psicológica. Pense em como você tem orientado sua própria vida para merecer uma boa velhice.

De acordo com estudos científicos o ser humano será sempre o resultado daquilo que fez na década anterior ou seja a cada década você se prepara física e emocionalmente para viver a próxima, e você o que tem feito?

A Organização Mundial de Saúde diz sobre o tema envelhecimento: “pessoas idosas saudáveis e independentes contribuem para o bem-estar de sua família e da comunidade, … “

Segundo Aristóteles, “a cultura é o melhor conforto para a velhice.” Essa frase traduz a importância de percebermos o mundo com gratidão e servidão e como nossas atitudes ao longo da vida influenciarão na sociedade das gerações vindouras.

Ninguém conseguirá uma velhice tranquila se não direcionar seus pensamentos para a positividade da existência e pacificar a mente afim de alimentar suaves emoções de amor, justiça, bondade.

Portanto, se deseja ter uma velhice com dignidade e respeito que julga serem merecidos, melhor começar suas ações utilizando-se da empatia, do amor ao próximo e da caridade sempre na busca da felicidade e o benefício alheio, assim encontrará a justiça, a verdade e a alegria no viver.

Fernando Rangel Pereira

Psicologia/neuropsicologia clínica

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape