Notre Beer-Brew Tuia: a cervejaria artesanal que brilha no Vale da Estrela
Comemore um ano de sucesso da cervejaria artesanal Notre Beer-Brew Tuia nas Montanhas Capixabas. Descubra uma variedade de cervejas!
4 mins de leitura
em 15 de maio de 2023, às 15h32
Com um ano de funcionamento completo neste mês, uma cervejaria artesanal está fazendo sucesso nas Montanhas Capixabas, mais precisamente no Vale da Estrela, na zona rural de Castelo. Localizada na Sombra da Tarde, no Distrito de Estrela do Norte, a Notre Beer-Brew Tuia produz cerca de 500 litros de cerveja por mês em um laboratório próprio.
O empreendimento, localizado a 18 km do centro da cidade, é do casal de dentistas há 25 anos, Gilberto Granato e Mítian Frossard. Eles se mudaram para a região durante a pandemia e decidiram produzir a própria cerveja, aproveitando a casa da mãe dela para montar a cervejaria.
“Brew pub é na Inglaterra. E como aqui é roça, chamamos de brew tuia”, diverte-se Gilberto, que passou a conhecer mais a história e a geografia locais no período do isolamento.
Apesar de pequena, a Notre Beer já oferece uma variedade de cervejas para os clientes, como Pilsen, Red, dois tipos de IPA bastante aromáticas, uma combo de três blends de lúpulo, citra, mosaico e eldorado, e outra chamada de “Pereirinha”, mais acobreada, próxima de uma IPA, além do chope de vinho. Eles também planejam produzir uma Stout com a chegada do clima mais fresco.
Além das cervejas, o ambiente da Notre Beer é bastante aconchegante e oferece comidas legais e programação cultural. A equipe é bastante atenciosa e Gilberto e Mítian prezam pela qualidade do atendimento e cuidado com o local. Por isso, não têm interesse em ampliar a estrutura da cervejaria, preferindo manter o foco na “brew tuia” e nos clientes que visitam o local.
A Notre Beer já se tornou uma das opções preferidas para os amantes de cerveja artesanal na região. O horário de funcionamento é de sexta-feira a domingo, com destaque para o domingo, quando a cervejaria fica aberta das 10h às 18h para os clientes poderem apreciar a beleza do vale.
Para os interessados na história e geografia da região, Gilberto vai realizar em outubro uma exposição fotográfica na cervejaria sobre o Vale da Estrela. A exposição faz parte de um edital de cultura na cidade.
Cachaçarias, montanhas e cachoeiras (e agora cervejaria) formam o Vale da Estrela
Ao pesquisar sobre a região de exuberante patrimônio paisagístico do Vale da Estrela, Gilberto Granato, natural de São Paulo, descobriu ser a localidade uma extensão da Serra da Mantiqueira, também caracterizada pelas cachoeiras e montanhas. “Somos uma pontinha da Mantiqueira”, diz.
Na região funcionam quatro alambiques, que produzem juntos cerca de 2 milhões de litros de cachaça. Três deles pertencem à família de Mítian Frossard, que é descendente de suíços estabelecidos na localidade. Em tempo, o nome da cervejaria, Notre Beer, foi uma sugestão do tio da dentista: “notre” (nosso/a em francês), língua materna dos ascendentes franco-suíços, associada à cerveja em inglês, “beer”.
“Curtimos cerveja artesanal há mais de dez anos. Vamos a tudo quanto é festival! A gente roda o mundo atrás de cerveja. Daí pensamos em produzir e abrir um cantinho para receber nossos amigos. Cada vez que você vai lá, tem uma mutação. Vamos fazendo lentamente, com alma. Nasceu de forma visceral, então, sempre vamos incrementando tudo para tornar o ambiente o mais bacana possível”, descreve o empreendedor.
Como a capacidade do laboratório próprio é de 500 litros/mês, o que o casal não consegue produzir o faz de forma “cigana” com a Kastle Hops, também de Castelo. A Notre Beer já tem o registro do Ministério da Agricultura (Mapa), mas não entrega barril, apenas serve o chope no bar. Em breve, vai passar a oferecer suas cervejas artesanais em growler.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.