O Brasil é rico, pois é a 12º maior economia do planeta?
Comumentemente o debate sobre economia no Brasil é permeado por meias verdades ou desconhecimento por parte dos participantes, dentre os maiores “mitos” da discussão destaco a confusão entre PIB nomina e PIB per capita. Muitos afirmam que o Brasil é a 12º maior economia do mundo (verdadeiro) e que somos um país rico (falso). A […]
2 mins de leitura
em 17 de mar de 2022, às 11h32
Comumentemente o debate sobre economia no Brasil é permeado por meias verdades ou desconhecimento por parte dos participantes, dentre os maiores “mitos” da discussão destaco a confusão entre PIB nomina e PIB per capita. Muitos afirmam que o Brasil é a 12º maior economia do mundo (verdadeiro) e que somos um país rico (falso).
A economia brasileira de fato é uma das maiores do mundo, entretanto ela é tão rica quanto Iraque e Botsuana, além de ser mais pobre em relação a Argentina, Malásia e Tailândia, ou seja, estamos próximos dos países emergentes. Esse fenômeno acontece pois o PIB brasileiro, quando repartido para mais de 200 milhões de habitantes, resulta em um valor proporcional muito baixo.
É ilusão achar que o Brasil tem condições, com a riqueza atual, de ser tão próspero quanto EUA, França, Japão e etc. Em cálculos aproximados, temos apenas cerca de 20% do PIB per capita americano, logo os norte-americanos são 5 vezes mais ricos em relação aos brasileiros. Em resumo, o país descoberto por Cabral não cresceu o suficiente para ser considerado desenvolvido.
Espero que a explicação tenha simplificado a confusão entre PIB e PIB per capita, não se deve utilizar o PIB nominal para analisar a riqueza ou a qualidade de vida das nações, uma vez que, na média, quanto maior a população maior será o valor total do produto.
Instagram: @rafa.frossard
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui