O futuro do agro Cachoeiro é tecnológico e de inovação
Como todos sabem, e viveram isso conosco, durante os anos passados, o SindiRural realizou, em parceria com o município de Cachoeiro
2 mins de leitura
em 31 de mar de 2025, às 11h42

Por Wesley Mendes
Como todos sabem, e viveram isso conosco, durante os anos passados, o SindiRural realizou, em parceria com o município de Cachoeiro de Itapemirim, a maior feira da agropecuária do Espírito Santo: a Exposul Rural, que não mais será realizada neste ano.
Os números impressionaram:
- Em todas as edições mais 20.000 visitantes dia.
- Mais de R$ 200.000.000,00 em negócios realizados.
- Na sua última edição de 2024 foram mais de 250 expositores e 1200 animais dos criadores das raças.
- E em pesquisa, mais de 50% de seus visitantes eram de outras cidades, ou seja, turismo alavancado.
E por que paralisar algo tão bom assim?
Pelo mesmo motivo pela qual foi criada, a missão de uma feira agropecuária, além de negócios é fazer evoluir o setor, a agropecuária, os produtores cachoeirenses e capixabas. E disso o SindiRural Cachoeiro não abre mão, é inegociável.
Por ser linda, encantou.
Por ser grande, impressionou.
Por ser do agro, atraiu
Por ser em Cachoeiro, motivou.
Fizemos algo impactante, porém, os tempos mudam, as estratégias mudam, as atenções e as necessidades mudam. Precisamos respeitar isso. Ninguém faz nada sozinho!
Para o município é outro momento. Para o SindiRural Cachoeiro precisamos levar nossos produtores ao Agro 4.0, da tecnologia e da inovação, pois os impulsionamos ao mercado e eles hoje, estão bem resolvidos com isso. Mas, distantes do Agro Tecnológico, e isso os impacta profundamente. É disso que vamos cuidar, do seu futuro no agro. Aguardem por ótimas notícias.
Quanto a nossa parceria com o município estamos super esperançosos. Pecuaristas, cooperativas, trabalhadores do agro, suas famílias de que consigamos nos encontrar para mostrarmos ao Estado quem somos, e encontrar caminhos que atendam ambas as expectativas, para que façamos juntos a diferença novamente, em outros eventos. Estamos trabalhando com o coração aberto e com resiliência para que isso aconteça.
A cultura mais antiga dos 158 anos de Cachoeiro é a AgriCultura. As sementes vieram nos bolsos dos pioneiros que chegaram aqui, valorizarmos essa cultura é muito mais do que festejar, é mostrar que acredita em cada um de seus cachoeirenses da agropecuária, e em seu trabalho diário de alimentar pessoas.
Podemos muito mais juntos.
*** Wesley Mendes é presidente do SindiRural Cachoeiro, Atílio Vivácqua e Vargem Alta.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui