Pensador & Pensativo

Teorias sobre o pensamento foram descritas ao longo da história, importantes personagens como Platão e Aristóteles defenderam ideias sobre o pensar

3 mins de leitura

em 16 de ago de 2022, às 15h35

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Teorias sobre o pensamento foram descritas ao longo da história, importantes personagens como Platão e Aristóteles defenderam ideias sobre o pensar.

O ato de pensar é antes demais nada uma função mental que é privativa do homem, essa condição possibilita-nos diferenciarmos dos outros animais que agem por instinto, daí então à teoria da “Fala Interna” ou “Normalismo Psicológico”.

Através dessa teoria ficou mais fácil entender que é a partir do ato de pensar que desenvolvemos uma linha de raciocínio, remontamos nossas lembranças, ampliamos nossa capacidade de planejamentos que são determinantes na forma como percebemos o mundo, isso possibilita aos seres humanos serem exclusivos na formação do pensamento estratégico e na capacidade de argumentação.

É o pensamento que nos leva as mais diversas formas de compreender e analisar o mundo, são as nossas percepções que nos imprime características como mais introvertido ou mais extrovertido, mais pensativo ou mais pensador.

A pessoa mais pensativa tende a ser mais interiorizada, mais voltada a problemas internos e que muitas vezes gera sentimentos de solidão, angustia, timidez, ansiedade, tristeza e depressão, os tipos pensativos tem maiores preocupações com o mundo interno, por isso se expõem mais a sentimentos destrutivos que por sua vez irão gerar emoções negativas, logo irão se comportar de forma a satisfazer seus pensamentos.

A pessoa do tipo mais pensador está mais voltada a atitudes proativas, a resolução de problemas externos, gerando sentimentos de participação, extroversão e alegria, os pensadores tem maiores preocupações com o mundo externo, por isso se expõem mais a sentimentos altruístas que são capazes de gerar emoções positivas, logo irão se comportar de forma a satisfazer seus pensamentos.

Emoção deriva do latim e significa movimento, a partir da percepção de algo bom ou ruim inicia um grande movimento interno, reações neurobiológicas promoverão alegria, felicidade e bem estar ou tristeza, medo, boca seca e aumento da frequência cardíaca.

De tudo temos um pouco, o grande segredo de viver bem e em paz está em encontrar uma maneira de equilibrar nossas emoções, para isso dedique a atividades que gerem conforto psicológico, cultive boas amizades procure visualizar a solução ao invés do problema e abstenha-se de vícios, converse com pessoas saudáveis emocional e psicologicamente e caso sinta necessidade procure ajuda profissional e tenha uma vida de muita alegria.

Fernando Rangel Pereira
Psicólogo clínico, neuropsicólogo clínico, farmacêutico clínico; hipnólogo clínico e mentor.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui