Risco Político
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), será a 3ª autoridade na linha sucessória da Presidência da República até janeiro de 2025.
3 mins de leitura
em 05 de jun de 2023, às 08h31
Fusão na marra
No ano passado, 28 partidos e suas federações receberam verba pública para as campanhas. Projeções dos consultores partidários e do Congresso Nacional mostram que nas eleições municipais este número cairá para uma dúzia e em 2026 serão apenas oito agrupamentos partidários com financiamento público. Principais razões: fim das coligações proporcionais e a cláusula de barreira, limite legal que obriga o partido ou federação a ter, pelo menos, 1,5% dos votos válidos para deputado federal para existir.
Desorientado
Preso há sete meses, o ex-deputado Roberto Jefferson apresenta quadro de confusão mental, “relatando ouvir vozes com mensagens inconsistentes com a realidade (alucinação auditiva) ”, conforme laudo da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro enviado ao ministro do STF, Alexandre de Moraes. A defesa de Jefferson pediu transferência de Bangu 8, onde está preso, para um hospital particular.
Risco político
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), será a 3ª autoridade na linha sucessória da Presidência da República até janeiro de 2025. Articuladores políticos do Planalto apostam que ele terá que calibrar o risco do seu relacionamento com o presidente Lula prevendo o período que estará fora do atual posto. Se deixar a posição carimbado como opositor ao PT, enfrentará fora do cargo a má vontade do Governo Federal.
Freio de arrumação
Após derrotas e sufoco para a aprovar a Medida Provisória da nova estrutura administrativa da Esplanada dos Ministérios, o Governo vai fazer um freio de arrumação para tentar distencionar a relação com o Congresso. Líderes e presidentes de partidos da base aliada estão sendo convidados para a próxima reunião do Conselho Político da Coalizão que será realizada no Palácio do Planalto após o feriado.
Santas Casas
Pode estar perto do fim uma procissão anual, a Brasília, de “pires na mão”. É o que acontece com dirigentes de santas casas e hospitais filantrópicos, que não conseguem fechar as contas anuais. Atendem pelo SUS, mas recebem pela tabela que não tem reajuste periódico. A Comissão de Previdência da Câmara aprovou projeto que torna anual esse reajuste. O texto vai direto para o plenário.
Fake news
Para 72% dos brasileiros, o avanço das notícias falsas nas redes sociais é muito preocupante. Os que se mostram pouco preocupados somam 20 %, enquanto 7% dizem não ter essa preocupação. Os dados são de uma pesquisa do DataSenado. Em relação ao papel da legislação, 80% dos entrevistados concordam que a criação de uma lei específica contribui para diminuir a quantidade de notícias falsas nas redes sociais.
ESPLANADEIRA
# Philips Walita lança Programa Upgrade do Bem. # Ambev, Sebrae e Abrasel vão oferecer capacitação gratuita para pequenos e médios empreendedores. # Smurfit Kappa apoia 12ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. # República Cosmética by Gllendex lança linha de produtos ‘Vixe Mainha’ em homenagem à Bahia. # Appian Capital Advisory LLP e Detronic Energia fecham parceria para construção de 20 parques solares no Brasil. # Safrapay participa do
VTEX DAY.
Colaboraram Equipes DF, SP, RJ e BA
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.