ads-geral-topo

Transformações no Reino Unido

David Cameron. Theresa May. Boris Johnson. Brexit. Pandemia. Inflação. Liz Truss. Morte da Rainha. De fato, muitas transformações aconteceram no Reino Unido de 2016 até o presente momento. Há uma infinidade de assuntos a serem explorados, porém, tentarei resumi-los nesta coluna. Em 2016 o então primeiro-ministro, David Cameron, cumpriu a promessa de submeter o Reino […]

3 mins de leitura

em 14 de set de 2022, às 12h04

David Cameron. Theresa May. Boris Johnson. Brexit. Pandemia. Inflação. Liz Truss. Morte da Rainha. De fato, muitas transformações aconteceram no Reino Unido de 2016 até o presente momento. Há uma infinidade de assuntos a serem explorados, porém, tentarei resumi-los nesta coluna.

Em 2016 o então primeiro-ministro, David Cameron, cumpriu a promessa de submeter o Reino Unido a um plebiscito de saída da Comunidade Comum Europeia. Por conseguinte, a maioria dos britânicos (51,9%) decidiram pelo “exit”, assim, em 31 de janeiro de 2020, Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales se retiraram oficialmente do bloco.

Cameron era contra o Brexit, logo, renunciou ao cargo. Para conduzir a difícil missão de negociar a saída da UE, Theresa May foi a escolhida para liderar o Partido Conservador. Após sucessivos fracassos em convencer o parlamento, May se viu encurralada tanto pelos conservadores quanto trabalhistas. Então, mais uma renúncia ocorre.

Boris Johnson foi o próximo a ser moído pela estrutura de poder britânica. As negociações para o Brexit foram bem-sucedidas e tudo correu bem até a pandemia. Com o advento da covid-19 a economia do Reino Unido sofreu uma forte recessão, além disso, o fechamento das cadeias de comércio e a saída da UE intensificaram o aumento da inflação.

Diante de alguns escândalos pessoais e de todos os problemas econômicos. Johnson torna-se o terceiro primeiro-ministro seguido a renunciar. Em seu lugar a selecionada é Liz Truss, que prometeu combater o problema da inflação e ser mais dura com a Rússia em relação ao conflito na Ucrânia.

Pode-se dizer que Liz Truss é tão adaptável quanto um camaleão. Rumou da esquerda liberal para a direita conservadora. Mostrou-se contra o Brexit, depois passou a apoiá-lo. Era contra a monarquia, o mesmo poder que legitima seu cargo atual. Coincidentemente, pouco tempo depois à posse a rainha veio a falecer.

A atual primeira-ministra, a terceira na história, terá muitos desafios pela frente. Ela prometeu cortar impostos, mas essa proposta é apenas populismo barato, não resolverá o problema da alta inflacionária, que tem como causa principal os choques de oferta da pandemia e Rússia-Ucrânia. Além disso, o NHS passa por problemas, com altas filas de espera e sucateamento dos serviços ofertados.

As transformações pelas quais o Reino Unido passa são um tempero de tudo que está acontecendo na Europa, aliado a questões internas. Outrora o maior Império do mundo, os britânicos terão de lidar com todos esses desafios para, quem sabe, retomar algum protagonismo no continente mais velho do mundo.

Rafael Altoé é mestrando em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e apaixonado por Economia. 

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape