Vitória recebe a 3ª edição da Copa Cerveja Brasil, pela 1ª vez com etapas regionais

O julgamento e premiação acontecem na semana de 24 a 29 de julho,na capital capixaba, paralelamente ao evento Conexão Cerveja Brasil, um road show que passa por todas as regiões do Brasil em 2023

6 mins de leitura

em 21 de jun de 2023, às 11h25

*Foto Divulgação/AssCom Abracerva
*Foto Divulgação/AssCom Abracerva

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) está com inscrições abertas para a 3ª edição da Copa Cerveja Brasil. Desta vez a competição terá etapas regionais — e a primeira deles será em Vitória (ES), representando os estados do Sudeste. Durante cada etapa da Copa, jurados especialistas irão avaliar tecnicamente as cervejas e escolher as melhores em cada categoria produzidas no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

As inscrições do primeiro lote com desconto se encerram no dia 02 de julho e o prazo final do segundo lote é 10 de julho. Associados Abracerva e de entidades parceiras pagam 50% do valor.

“É a oportunidade de receber uma avaliação de especialistas e ainda ganhar uma medalha. Com isso buscamos elevar o nível técnico da produção nacional de cervejas e reconhecer as iniciativas locais”, diz Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.

O julgamento e a premiação acontecem na semana de 24 a 29 de julho, em Vitória, paralelamente ao evento Conexão Cerveja Brasil, um road show que passa por todas as regiões do Brasil em 2023 e que incluirá festival para o público e um congresso técnico e abordará temas como tributação, sustentabilidade, competitividade, diversidade, práticas cervejeiras e gastronomia.

O Conexão Cerveja Brasil é uma co-realização com a MeuChope, startup capixaba que fomenta o mercado de chope artesanal e impulsiona o setor com soluções em inteligência de negócios.

Esta será a terceira edição da Copa Cerveja Brasil e a primeira vez que uma competição nacional ganha edições regionais, fortalecendo a cena cervejeira nos estados, promovendo a regionalidade e democratizando a participação das marcas no concurso.

“Para descentralizar e dar visibilidade ao segmento artesanal um país de dimensões continentais como o Brasil, viabilizamos inscrições com preços bastante atrativos e regionalizamos o concurso o que ajuda a reduzir custos logísticos e os impactos do transporte na qualidade das amostras”, explica Tarantino.

Serão cinco edições regionais da Copa Cerveja Brasil compondo a programação do Conexão Cerveja Brasil. Além de Vitória, estão programadas as etapas Nordeste, em Salvador; Centro-Oeste, em Brasília; Norte, em Belém, e Sul, em Curitiba. Também faz parte do Conexão Cerveja Brasil uma edição de fechamento em São Paulo com uma etapa final da Copa Cerveja Brasil reunindo todas as cervejas que ganharam medalha.

“A MeuChope está muito animada em participar de um projeto grandioso como esse. Entendemos as dificuldades das pequenas em participarem desses eventos, em função dos custos e logística. Vemos que a Copa Cerveja Brasil com os campeonatos regionais é uma ótima forma de democratizar o acesso à essas cervejarias” afirma Augusto Sato, cofundador e CEO da MeuChope.

A Copa Cerveja Brasil tem a coordenação da sommelière e mestre em Estilos de Cervejas Fernanda Bressiani, que já liderou alguns dos principais concursos do Brasil e conta com o apoio da Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio) e de diversas associações e polos cervejeiros estaduais e regionais.

O julgamento seguirá as descrições do guia de estilos da Brewers Association, edição de 2022 e incluirá também os estilos brasileiros Catharina Sour, Brazilian Pale Ale, Brazilian Wood and Barrel Aged, Brazilian Wood and Barrel Aged Sour Beer e Brazilian Hop Beer.

“Assim como buscamos valorizar as regionalidades que formam nossa identidade nacional, incluímos os estilos que utilizam técnicas, madeiras e ingredientes brasileiros fortalecendo a busca pela cultura cervejeira enquanto país”, afirma Gilberto Tarantino. “Também fizemos questão e convidar para os júris especialistas de cada região, prestigiando apoiando a formação dos profissionais locais e valorizando sua vivência na cultura cervejeira e sobre a gastronomia regional”, completa ele.

O regulamento da Copa Cerveja Brasil também prevê que as cervejarias sejam inscritas em quatro diferentes categorias: Cervejarias (com produção acima de 600 mil litros por ano), Microcervejarias, Brewpub e Cervejaria Cigana.

*Outras Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Conexão Cerveja Brasil

A 3ª Copa Cerveja Brasil compõe o Conexão Cerveja Brasil, projeto que agrega empresários, profissionais, representantes do poder público e consumidores de cerveja artesanal. Também integram o projeto o Congresso Cerveja Brasil e o Festival MeuChope, recheado de rótulos artesanais de cada região. O Conexão Cerveja Brasil é uma iniciativa da Abracerva, com co-realização da startup MeuChope e apoio da Abralatas entre outros representantes do setor.

Sobre a MeuChope

A MeuChope é uma startup capixaba criada pelos empresários Bruno Medeiros e Augusto Sato, que fomenta o mercado de chope artesanal e impulsiona o mercado com soluções em inteligência de negócios. Lançada oficialmente em janeiro de 2022, a empresa já tinha um histórico de experiência com o setor — desde 2020, Augusto, com uma atuação de 20 anos na área de eventos, já desenhava o que seria a MeuChope. Com a entrada de Bruno como sócio, a marca escalou e recebeu seu primeiro investimento, de R$ 5 milhões, do americano Michael Nicklas. Em 2023, realizou um M&A para adquirir a curitibana Remembeer e, assim, oferecer um superapp para o público cervejeiro e iniciante.

Abracerva

A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br.

Veja os links para inscrições e regulamentos de cada etapa:

Sudeste: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-regiao-sudeste

Nordeste: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil

Centro-Oeste: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-regiao-centro-oeste

Norte: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-regiao-norte

Sul: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-2023-regiao-sul

Agenda 2023:

Sudeste — Vitória (ES): 25 a 30 de julho

Nordeste — Salvador (BA): 16 a 20 de agosto (nova data)

Centro-Oeste — Brasília (DF): 13 a 17 de setembro

Norte — Belém (PA): 18 a 22 de outubro

Sul — Curitiba (PR): 14 a 19 de novembro

Final em São Paulo: 5 a 10 de dezembro

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Abracerva

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui