ads-geral-topo

em 29 de maio de 2024, às 13h37

Agilidade no diagnóstico ajuda na gestão de leitos das instituições

A gestão de leitos é um dos desafios da saúde no Brasil. No entanto, as inovações tecnológicas têm ajudado na aceleração do diagnóstico, o que acaba apoiando a eficiência da gestão de leitos nas instituições hospitalares.

De acordo com o farmacêutico-bioquímico e diretor de Operações das Unidades Hospitalares do Grupo Tommasi, Jorge Terrão, a agilidade no diagnóstico pode contribuir na eficácia da gestão de leitos. “O laboratório clínico vem avançando na questão do diagnóstico e com isso acelerando o processo de diagnóstico, e essa liberação mais rápida dos resultados auxilia o médico na implantação de uma terapêutica mais eficaz, assertiva fazendo com que o paciente ocupe menos tempo de leito”, explica.

Leia também: Simpósio vai debater o papel da inovação no diagnóstico laboratorial

“Sabemos que hoje a população cresce num ritmo muito maior do que a capacidade, seja pública ou privada, de colocar leitos à disposição. Precisamos gerenciar bem esses leitos para que os pacientes não passem nem mais tempo, nem menos tempo no leito”, continua.

Mas, como gerenciar esses leitos? Para Jorge, “a implantação de sistemas da qualidade, de processos bem definidos, de protocolos institucionais, para que toda a equipe esteja comprometida do que fazer e conhecendo o que fazer”, reforça.

Confira a entrevista completa!

ads-geral-rodape