Em agenda em Brasília, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), se reuniu, nesta quarta-feira (5), com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e os ministros da Casa Civil, Rui Costa; de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do Meio Ambiente, Marina Silva para discutir sobre a repactuação do acordo de Mariana.
Essa foi a primeira reunião envolvendo os governos capixaba e mineiro no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar sobre o assunto.
“Hoje tivemos a primeira reunião. O objetivo nosso, a partir de hoje, é que a gente possa se reunir com frequência com a nossa equipe técnica e, de tempo em tempo, com os governadores, com os ministros, para tentar fechar o entendimento”, explica Casagrande.
A expectativa, conforme destaca o chefe do Poder Executivo capixaba, é encontrar uma solução para o impasse em cerca de dois meses.
“A proposta é tentarmos fechar o entendimento nesses próximos 60 dias para que a gente tenha reparação, compensação dos danos ambientais e sociais causados à população atingida e a gente poder ter, então, ações que possam dar a Bacia do Rio Doce uma possibilidade de regeneração, recuperação e de expectativa para a população que foi atingida por aquele desastre”, afirma.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.