Espírito Santo

Chuva, fé e perseverança na romaria dos homens na  Festa da Penha

Cerca de 1 milhão de romeiros percorreram os 14 quilômetros entre a Catedral Metropolitana de Vitória e o Parque da Prainha, em Vila Velha.

romaria
Foto: Fernando Ribeiro

Teve chuva, mas não faltou fé e perseverança para o povo que participou da Romaria dos Homens na noite deste sábado (15). Cerca de 1 milhão de romeiros percorreram os 14 quilômetros entre a Catedral Metropolitana de Vitória e o Parque da Prainha, em Vila Velha.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Ao chegarem no local final, a missa de encerramento da romaria no palco do evento precisou dar lugar a uma celebração e benção em um trio elétrico, já que o palco teve problemas técnicos por conta das fortes chuvas e, por segurança, a organização decidiu não usar o espaço.

Mas nada desanimava o público que lotava o Parque da Prainha. Atentos e debaixo ainda de chuva, eles permaneceram no local para ouvir o arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos.

Dom Dario, durante a sua reflexão, ressaltou que testemunhar não é apenas presenciar um fato, mas também anunciar que esse fato aconteceu para que outras vidas possam ser transformadas. E cada um presente à Romaria dos Homens deve servir como testemunha do Evangelho, recomendou.

“Fomos tocados e convidados a fazer essa romaria, trazendo nos corações nossas intenções, pedidos e preces, nossas promessas e toda a nossa vida. Carregamos nesse percurso até aqui, diante da mesa da Palavra e do altar da Eucaristia, a fim de que o Senhor nos confirme na fé, na esperança e na caridade”, disse.

Na visão de Dom Dario, o tema central da Festa da Penha deste ano – Com Maria Chamados a Servir – é um convite para que cada um assuma a mesma missão que Jesus confiou aos discípulos: testemunhar a fé e a caridade. “Sejamos sinais vivos da fraternidade, do amor e da paz. Anunciadores do Reino de justiça e fraternidade, solidariedade e dignidade para todos e todas, particularmente, para os que ainda estão à margem e clamam por vida plena e digna”, salientou.

Os discípulos foram enviados por Jesus para serem testemunhas do amor de Deus. “Uma missão que se realiza no dia a dia da vida, por meio dos gestos concretos de amor e compaixão”, ensinou Dom Dario. Assim, a missão de todos os filhos e filhas de Deus presentes à romaria é fazer novos discípulos, conduzi-los a fazer a experiência do amor de Deus.

O Arcebispo lembrou da pandemia de Covid-19, quando muitas vidas foram perdidas. Agora, disse, está na hora de começar novamente, se colocar aos pés do Senhor e ser discípulo dele. Hora de voltar à paz, ao diálogo. “Fomos tocados e convidados a fazer essa romaria trazendo nos nossos corações essas intenções e a intenção que cada um traz em particular”, disse, a fim de que o Senhor confirme a todos como filhos de Nossa Senhora da Penha.

Recomendou que cada um deixasse no altar seu próprio modo de ser, a própria vida, e deixasse o seu coração ser tocado pelo Senhor. Esse toque, continuou, vem com a mensagem: ide pelo mundo e anunciai o Evangelho. Para que todos possam voltar para casa confirmados na missão que o Senhor nos confiou.

romaria
Foto: Fernando Ribeiro

Acompanhe a festa

Para ficar por dentro de todas as notícias da Festa da Penha e a programação completa do evento, que começou no domingo (9) e vai até o próximo dia 17, basta seguir o perfil oficial nas redes sociais @festadapenhaoficial – Facebook e Instagram.

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha. Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e apoios da TV Gazeta, A Gazeta, 3 Corações e Água Pedra Azul. Copatrocínio da Unimed; patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Dalla Home Center, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Kajory e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726