ads-geral-topo
Espírito Santo

Chuva, fé e perseverança na romaria dos homens na  Festa da Penha

Cerca de 1 milhão de romeiros percorreram os 14 quilômetros entre a Catedral Metropolitana de Vitória e o Parque da Prainha, em Vila Velha.

Por Redação

4 mins de leitura

em 16 de abr de 2023, às 08h27

Foto: Fernando Ribeiro

Teve chuva, mas não faltou fé e perseverança para o povo que participou da Romaria dos Homens na noite deste sábado (15). Cerca de 1 milhão de romeiros percorreram os 14 quilômetros entre a Catedral Metropolitana de Vitória e o Parque da Prainha, em Vila Velha.

Ao chegarem no local final, a missa de encerramento da romaria no palco do evento precisou dar lugar a uma celebração e benção em um trio elétrico, já que o palco teve problemas técnicos por conta das fortes chuvas e, por segurança, a organização decidiu não usar o espaço.

Mas nada desanimava o público que lotava o Parque da Prainha. Atentos e debaixo ainda de chuva, eles permaneceram no local para ouvir o arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos.

Dom Dario, durante a sua reflexão, ressaltou que testemunhar não é apenas presenciar um fato, mas também anunciar que esse fato aconteceu para que outras vidas possam ser transformadas. E cada um presente à Romaria dos Homens deve servir como testemunha do Evangelho, recomendou.

“Fomos tocados e convidados a fazer essa romaria, trazendo nos corações nossas intenções, pedidos e preces, nossas promessas e toda a nossa vida. Carregamos nesse percurso até aqui, diante da mesa da Palavra e do altar da Eucaristia, a fim de que o Senhor nos confirme na fé, na esperança e na caridade”, disse.

Na visão de Dom Dario, o tema central da Festa da Penha deste ano – Com Maria Chamados a Servir – é um convite para que cada um assuma a mesma missão que Jesus confiou aos discípulos: testemunhar a fé e a caridade. “Sejamos sinais vivos da fraternidade, do amor e da paz. Anunciadores do Reino de justiça e fraternidade, solidariedade e dignidade para todos e todas, particularmente, para os que ainda estão à margem e clamam por vida plena e digna”, salientou.

Os discípulos foram enviados por Jesus para serem testemunhas do amor de Deus. “Uma missão que se realiza no dia a dia da vida, por meio dos gestos concretos de amor e compaixão”, ensinou Dom Dario. Assim, a missão de todos os filhos e filhas de Deus presentes à romaria é fazer novos discípulos, conduzi-los a fazer a experiência do amor de Deus.

O Arcebispo lembrou da pandemia de Covid-19, quando muitas vidas foram perdidas. Agora, disse, está na hora de começar novamente, se colocar aos pés do Senhor e ser discípulo dele. Hora de voltar à paz, ao diálogo. “Fomos tocados e convidados a fazer essa romaria trazendo nos nossos corações essas intenções e a intenção que cada um traz em particular”, disse, a fim de que o Senhor confirme a todos como filhos de Nossa Senhora da Penha.

Recomendou que cada um deixasse no altar seu próprio modo de ser, a própria vida, e deixasse o seu coração ser tocado pelo Senhor. Esse toque, continuou, vem com a mensagem: ide pelo mundo e anunciai o Evangelho. Para que todos possam voltar para casa confirmados na missão que o Senhor nos confiou.

romaria
Foto: Fernando Ribeiro

Acompanhe a festa

Para ficar por dentro de todas as notícias da Festa da Penha e a programação completa do evento, que começou no domingo (9) e vai até o próximo dia 17, basta seguir o perfil oficial nas redes sociais @festadapenhaoficial – Facebook e Instagram.

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha. Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e apoios da TV Gazeta, A Gazeta, 3 Corações e Água Pedra Azul. Copatrocínio da Unimed; patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Dalla Home Center, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Kajory e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape