ads-geral-topo
Política

Espírito Santo passa a ter Estatuto da Pessoa com Câncer

Lei publicada no Diário Oficial reúne medidas para garantia da inclusão social e cidadania das pessoas em tratamento contra a doença no Estado

Por Redação

3 mins de leitura

em 30 de abr de 2023, às 10h19

Foto: Lucas S. Costa | Ales

O Diário Oficial do Estado (DIO/ES) publicou a Lei Estadual 11.815/2023, que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer no Espírito Santo. A medida, publicada na edição da última sexta-feira (28), busca reforçar a necessidade do respeito a aspectos ligados aos direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas em tratamento contra a doença, visando inclusão social e cidadania participativa.

A legislação resulta do Projeto de Lei (PL) 110/2023, de autoria do deputado Dr. Bruno Resende (União), aprovado pelo Plenário na sessão ordinária do dia 10 de abril. O texto trata de diretrizes, normas e critérios em prol dos direitos das pessoas com câncer. 

O dispositivo prevê várias formas de viabilizar a aplicação do estatuto que podem ser materializadas, entre outros aspectos, por meio de tratamentos visando à reabilitação e adaptação que proporcionem melhor qualidade de vida. 

Outra medida se refere ao suporte técnico para facilitar a autonomia pessoal objetivando melhorar a funcionalidade e a autonomia da pessoa com câncer. Nesse sentido são previstos o direito ao acesso a produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia, inclusive os adaptados ou especialmente projetados, como órteses e próteses e bolsas coletoras para ostomizados. 

Diz ainda o estatuto que, dependendo do estágio do câncer, a pessoa vítima na neoplasia tem direito a jornada variável de trabalho no desempenho de funções laborativas. 

Conforme o estatuto, o câncer clinicamente ativo precisa ser comprovado pelo usuário do SUS por dois médicos especialistas da rede pública de saúde. O prazo de validade do atestado é de três meses, podendo ser revalidado enquanto a doença persistir. 

Saúde integral 

O estatuto reforça direitos já garantidos em dispositivos legais, entre eles a obrigatoriedade de o SUS oferecer atendimento integral à saúde da pessoa com câncer.

Por integralidade na assistência é citado o acesso à assistência médica, odontológica, psicológica e de remédios, além de ajuda técnica, oficinas terapêuticas e atendimento especializado. 

O atendimento especializado inclui a possibilidade de internação domiciliar, já que o estatuto prioriza o atendimento da pessoa com câncer por sua própria família, em detrimento de abrigo ou entidade de longa permanência. 

A lei aprovada lista outras obrigações do Estado no atendimento aos pacientes com câncer, entre elas formação de cuidadores habilitados, orientação e treinamento para familiares e cuidados paliativos. 

Outras medidas previstas contemplam a capacitação e educação continuada dos recursos humanos nas áreas da pessoa com câncer, bem como na de prestação de serviços. 

Ainda define o estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre aspectos ligados à enfermidade e às formas de tratamento e cura. 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape