ads-geral-topo
Geral

Frio e chuva! Espírito Santo recebe cinco alertas climáticos do Inmet

O aviso amarelo de Ventos Costeiros tem grau de severidade de perigo potencial e é válido até às 23h59 desta quarta-feira (20)

Por Redação

3 mins de leitura

em 20 de abr de 2023, às 15h29

Foto: Pammela Volpato

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas climáticos para o Espírito Santo: três amarelos, um laranja e outro vermelho. O aviso amarelo de Ventos Costeiros tem grau de severidade de perigo potencial e é válido até às 23h59 desta quarta-feira (20).

Está mantido o aviso amarelo de declínio de temperatura em várias cidades do Sul do Espírito Santo. Com grau de severidade de perigo, o alerta é válido até às 18h desta sexta-feira (21), e alerta para leve risco à saúde, com declínio entre 3ºC e 5ºC nas temperaturas.

Receberam o aviso as cidades de: Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy e São José do Calçado.

Várias cidades também receberam o alerta amarelo de chuvas intensas. Com grau de severidade de perigo potencial, o aviso é válido até às 10h desta sexta-feira (21), e chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O aviso é válido para: Afonso Cláudio, Alegre , Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Piúma, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Alertas climáticos

O Espírito Santo também recebeu dois alertas climáticos de chuvas intensas e acumulado de chuvas. O aviso laranja de chuvas intensas tem grau de severidade de perigo, e é válido até às 10h desta sexta-feira (21), e prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o Norte do Estado recebeu o alerta vermelho de acumulado de chuva. Com grau de grande perigo, o aviso é válido até às 10h30 desta sexta-feira (21), e prevê chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape