Massa polar mais forte de 2023: chegada do frio intenso anima brasileiros
Esta será a primeira massa de ar frio a entrar no Brasil este ano, com características de outono

O anúncio da possibilidade de frio intenso em parte do centro-sul do Brasil para o feriado de Tiradentes em 21 de abril animou o pessoal das fake news sobre a chegada da massa polar. Mas, é preciso ter cuidado com que o você lê e ouve por aí nas redes sociais!
É hora de muita atenção para saber o que é FATO ou FAKE sobre o frio que vem por aí! O Climatempo esclareceu as dúvidas e informa as expectativas sobre a mudança do tempo, em linguagem simples, para que todos entendam.
FAKE: temperatura pode chegar a 15°C negativos no Sul do Brasil
A massa de ar frio de origem polar esperada para o feriado de Tiradentes em 21 de abril chega forte ao Sul do Brasil, e é bastante provável que os três estados do Sul registrem temperaturas negativas, mas não há nenhuma indicação de potencial para causar temperaturas de 15°C abaixo se zero.
FATO: possibilidade de geada
Sim! As simulações computacionais analisadas até agora indicam grande chance de geada nos três estados da região Sul. O mais provável é que a geada ocorra nas áreas mais elevadas de serras e planaltos.
FAKE: massa polar mais forte de 2023
A expectativa é de que esta massa de ar frio, de fato, seja a mais forte de 2023 até o momento, até porque o ar ainda está muito quente sobre o Brasil e centro-sul da América do Sul. Porém, no decorrer do outono e do inverno, mesmo com a expectativa de que o inverno seja com a influência de um El Niño, outras massas de ar frio mais fortes do que estas devem passar pelo Brasil.
FATO: 10°C em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste
Ainda é cedo para fazermos estimativas confiáveis de temperatura, mas é possível afirmar que o resfriamento será bastante acentuado em relação à esta semana, com muitas áreas do Sul registrando entre 0°C e 10°C e áreas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo em torno de 10°C, ou até um pouco abaixo deste valor.
Onde vai esfriar?
Até o momento espera-se que, além do Uruguai, Paraguai, Argentina, sul da Bolívia e toda a Região Sul, parte deste ar frio avance até o centro-sul do Rio De Janeiro, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e de Mato Grosso e sobre todo o Mato Grosso do Sul.
Nas demais áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar frio desta massa polar poderá chegar bastante suavizado ou nem ter efeito.
As análises atuais mostram que a circulação de ventos sobre a América do Sul não vai levar o ar frio para Rondônia ou Acre.
Esta será a primeira massa de ar frio a entrar no Brasil este ano, com características de outono.
Fonte: Climatempo
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiVocê no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726