Na noite do último domingo (9), começaram a ser espalhadas várias mensagens de possíveis ataques a escolas do Espírito Santo entre esta segunda (10) até o dia 20. Com isso, muitos pais deixaram de levar seus filhos ao colégio por medo. No entanto, as mensagens são tratadas como terrorismo psicológico.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) dará uma coletiva de imprensa no fim da manhã desta segunda-feira (10), para falar sobre essas mensagens e o que tem sido feito nas escolas do Estado para garantir a segurança dos alunos e professores.
Em Cachoeiro de Itapemirim, muitos pais não levaram seus filhos à escola nesta segunda-feira (10). Uma das mensagens diz: “ALERTA: Escolas que poderão acontecer o suposto massacre: Quintiliano de Azevedo, Claudionor R., Rotary, Pedro Estelita, Lions Sebastião. Galdino e Avilar Junior”.
Outra mensagem diz: “Aviso importante: alunos e alunas das escolas do ES não vão para a Escola amanhã. Motivo assassinos postaram falando que amanhã vai ter um massacre em umas das escolas do ES. Então eu peço vcs não vão para a escola amanhã. Pode ser uma brincadeira, mas também pode ser de verdade. Então eu peço q vcs tirem print e resposta, para avisar outras pessoas (sic)”.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação informa a ronda escolar foi intensificada nas escolas municipais. Também tem orientado constantemente os gestores para que mantenham os portões trancados. Outra medida é a ampliação de câmeras em escolas que não possuem o equipamento, inclusive em salas de aula. Importante que os pais se mantenham informados com os gestores das escolas, combatendo as fakenews e tranquilizando os alunos.
As mensagens também circulam no município de Guaçuí e deixou os pais e alunos assustados. “ATENÇÃO: venho por meio desse comunicado, avisar a todos os estudantes da região do Espírito Santo, esse comunicado serve de alerta a todos os alunos e familiares, está sendo marcado um suposto massacre no dia 10/04/2023 ao dia 20/04/2023 nas escolas de toda a região, ficam atentos para que certas medidas sejam tomadas, precisamos sim de seguranças em nossas escolas (sic)”.
O governador Renato Casagrande se manifestou, através de suas redes sociais. “Nossas equipes de inteligência estão apurando com rigor informações falsas e seus autores sobre ameaças de ataques a escolas. Qualquer tentativa de aterrorizar nosso sistema escolar será combatida. É importante não compartilhar mensagens sem verificação. Denuncie pelo 181. No próximo dia 27 apresentaremos para a população capixaba um Plano de Segurança Escolar com objetivo de ampliar a segurança no ambiente educacional”, postou no Twitter.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.