Projeto obriga teste da linguinha na saúde pública do ES
Exame para detectar anomalia oral em recém-nascido deverá ser oferecido nos hospitais da rede estadual e nas unidades conveniadas do SUS

Tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) o Projeto de Lei (PL) 123/2023, que obriga a realização do “Teste da Linguinha” nos recém-nascidos nas unidades hospitalares estaduais e nas conveniadas integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa, que será analisada pelas comissões de Justiça, de Saúde e de Finanças, é do deputado estadual e médico Bruno Resende (União). De acordo com o parlamentar, a medida é necessária para aumentar o acesso ao exame, recomendado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
“O teste da linguinha é um benefício que precisa ser garantido de forma gratuita a todos os recém-nascidos, deixando de ser um procedimento particular que beneficia poucos”, justifica.
Teste da linguinha
O teste da linguinha é um exame realizado em recém-nascidos para diagnosticar e indicar o tratamento precoce de anquiloglossia, nome formal da anomalia conhecida como língua presa. As alterações do frênulo lingual podem prejudicar a amamentação, mastigação e deglutição e prejudicar a fala.
O exame deve ser realizado sob a responsabilidade técnica de profissional competente (fonoaudiólogo) da unidade e deverá contar com a aquiescência dos pais ou responsáveis do recém-nascido.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui