ads-geral-topo
Política

Projeto obriga teste da linguinha na saúde pública do ES

Exame para detectar anomalia oral em recém-nascido deverá ser oferecido nos hospitais da rede estadual e nas unidades conveniadas do SUS

Por Redação

2 mins de leitura

em 28 de abr de 2023, às 12h23

Foto: Ellen Campanharo | Ales

Tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) o Projeto de Lei (PL) 123/2023, que obriga a realização do “Teste da Linguinha” nos recém-nascidos nas unidades hospitalares estaduais e nas conveniadas integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa, que será analisada pelas comissões de Justiça, de Saúde e de Finanças, é do deputado estadual e médico Bruno Resende (União). De acordo com o parlamentar, a medida é necessária para aumentar o acesso ao exame, recomendado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

“O teste da linguinha é um benefício que precisa ser garantido de forma gratuita a todos os recém-nascidos, deixando de ser um procedimento particular que beneficia poucos”, justifica.

Teste da linguinha

O teste da linguinha é um exame realizado em recém-nascidos para diagnosticar e indicar o tratamento precoce de anquiloglossia, nome formal da anomalia conhecida como  língua presa. As alterações do frênulo lingual podem prejudicar a amamentação, mastigação e  deglutição e prejudicar a fala.

O exame deve ser  realizado sob a responsabilidade técnica de profissional competente (fonoaudiólogo) da unidade e deverá contar com a aquiescência dos pais ou responsáveis do recém-nascido.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape