Festa da Penha

Romaria das pessoas com deficiência defende sociedade acessível e amorosa para todos

A 16ª Romaria das Pessoas com Deficiência mostrou na manhã deste sábado (15) mais uma vez durante a Festa da Penha 2023 um exemplo de inclusão e amor à padroeira dos capixabas.

Romaria das Pessoas com Deficiência
Foto: Fernando Ribeiro

A 16ª Romaria das Pessoas com Deficiência mostrou na manhã deste sábado (15) mais uma vez durante a Festa da Penha 2023 um exemplo de inclusão e amor à padroeira dos capixabas. Durante o evento, que reuniu mais de 1,2 mil pessoas no Parque da Prainha, em Vila Velha, foi feita a leitura de uma carta que pede uma sociedade mais amorosa, livre de preconceito e com acesso a serviços especializados de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura. 

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

No documento, feito por representantes de instituições ligadas à organização da Romaria e lido pela jovem Juana Brancato, da Associação Vitória Down, e Josias Barbosa Caldeira, do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, informa que o Espírito Santo possui cerca de 900 mil capixabas com deficiência.

“Somos as pessoas com deficiência e estamos aqui com nossas famílias e organizações civis em defesa das pessoas com deficiência, profissionais de múltiplas áreas, nossos amigos e comunidade. Viemos agradecer à Nossa Senhora nosso viver, partilhar deste importante momento do povo capixaba e colocar no altar nossas lutas e desafios, além apresentar perante a sociedade e as autoridades públicas nossas reivindicações”, diz o texto.

Eles também destacaram que a vida em sociedade exige adaptações permanentes que possibilitem o pleno exercício de cidadania, e que cotidianamente aparecem fatores determinantes que demandam novas ações e atitudes sociais e governamentais para manter a verdadeira inclusão e acesso aos bens e serviços disponíveis.

“Com certeza necessitamos despertar na sociedade um espírito inclusivo capaz de mudar a forma de ver as pessoas com deficiência. Reconhecer nossas necessidades, mobilizando forças para defender políticas públicas permanentes, e construir uma sociedade que não seja capacitista. Uma sociedade de tal maneira acessível e amorosa por excelência para todas as pessoas, crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos”, afirma.

A Carta foi lida durante a missa presidida pelo padre Carlos Pinto Barbosa, que finalizou a romaria que percorreu o trecho entre a Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha, e Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Parque da Prainha.

Para ficar por dentro de todas as notícias da Festa da Penha e a programação completa do evento, que começou neste domingo (9) e vai até a próxima segunda-feira, dia 17, basta seguir o perfil oficial nas redes sociais @festadapenhaoficial – Facebook e Instagram.

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha. Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e apoios da TV Gazeta, A Gazeta, 3 Corações e Água Pedra Azul. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Dalla Home Center, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Kajory e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726