Festa da Penha
Romaria das pessoas com deficiência defende sociedade acessível e amorosa para todos
A 16ª Romaria das Pessoas com Deficiência mostrou na manhã deste sábado (15) mais uma vez durante a Festa da Penha 2023 um exemplo de inclusão e amor à padroeira dos capixabas.
A 16ª Romaria das Pessoas com Deficiência mostrou na manhã deste sábado (15) mais uma vez durante a Festa da Penha 2023 um exemplo de inclusão e amor à padroeira dos capixabas. Durante o evento, que reuniu mais de 1,2 mil pessoas no Parque da Prainha, em Vila Velha, foi feita a leitura de uma carta que pede uma sociedade mais amorosa, livre de preconceito e com acesso a serviços especializados de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura.
No documento, feito por representantes de instituições ligadas à organização da Romaria e lido pela jovem Juana Brancato, da Associação Vitória Down, e Josias Barbosa Caldeira, do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, informa que o Espírito Santo possui cerca de 900 mil capixabas com deficiência.
“Somos as pessoas com deficiência e estamos aqui com nossas famílias e organizações civis em defesa das pessoas com deficiência, profissionais de múltiplas áreas, nossos amigos e comunidade. Viemos agradecer à Nossa Senhora nosso viver, partilhar deste importante momento do povo capixaba e colocar no altar nossas lutas e desafios, além apresentar perante a sociedade e as autoridades públicas nossas reivindicações”, diz o texto.
Eles também destacaram que a vida em sociedade exige adaptações permanentes que possibilitem o pleno exercício de cidadania, e que cotidianamente aparecem fatores determinantes que demandam novas ações e atitudes sociais e governamentais para manter a verdadeira inclusão e acesso aos bens e serviços disponíveis.
“Com certeza necessitamos despertar na sociedade um espírito inclusivo capaz de mudar a forma de ver as pessoas com deficiência. Reconhecer nossas necessidades, mobilizando forças para defender políticas públicas permanentes, e construir uma sociedade que não seja capacitista. Uma sociedade de tal maneira acessível e amorosa por excelência para todas as pessoas, crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos”, afirma.
A Carta foi lida durante a missa presidida pelo padre Carlos Pinto Barbosa, que finalizou a romaria que percorreu o trecho entre a Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha, e Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Parque da Prainha.
Para ficar por dentro de todas as notícias da Festa da Penha e a programação completa do evento, que começou neste domingo (9) e vai até a próxima segunda-feira, dia 17, basta seguir o perfil oficial nas redes sociais @festadapenhaoficial – Facebook e Instagram.
A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha. Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e apoios da TV Gazeta, A Gazeta, 3 Corações e Água Pedra Azul. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Dalla Home Center, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Kajory e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.