ads-geral-topo
Política

Roubos de celular e de veículos são desafios para região de Guaçuí

Um audiência pública sobre o tema será realizada, nesta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Por Redação

3 mins de leitura

em 11 de abr de 2023, às 14h49

Foto: Divulgação | Assessoria de imprensa

Furtos e roubos de telefones celulares e de veículos são os principais desafios da segurança da região de Guaçuí, no Espírito Santo, que recebe audiência da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (13), às 18h30, na Câmara de Vereadores de Guaçuí. O colegiado é presidido pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (PL).

Serão abordados os problemas dos municípios de Guaçuí, Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado. Foram convidados para participar do evento autoridades, representantes das forças de segurança pública, políticos e toda a sociedade civil.

Bahiense detalhou que a região, de um modo geral, é pacata. “Em termos de homicídios, tivemos poucos casos, numericamente, mas que merecem toda a nossa atenção. Guaçuí ter tido um assassinato e Alegre, dois, não é normal. Então, nossas polícias precisam identificar o que está acontecendo e dialogar com os demais poderes para promover a proteção social de todos os moradores”, analisou o presidente da Comissão de Segurança da Assembleia.

Segundo o deputado, por meio de informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), o maior problema está relacionado com crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos de telefones celulares e de veículos.

“O município de Guaçuí, por exemplo, saltou de 12 para 25 celulares furtados e roubados na comparação do 1º trimestre do ano passado com o deste ano. Isso tem a ver por ser um crime oportunidade e que pode fomentar pela troca para consumo de drogas ou para venda no mercado paralelo. As peças têm muito valor. Também ressaltamos que nesses centros maiores, em que realizaremos a audiência, há problemas com furtos e roubos de veículos. Alegre foi de quatro para oito”, contou Bahiense.

Para o deputado, apesar de a região demonstrar números positivos, não pode haver descuidos. “É preciso investir na educação, no acesso ao mercado de trabalho e na inteligência. Como estamos próximos da divisa, a região precisa ser monitorada pelo Cerco Inteligente. Dessa forma, conseguiremos verificar a movimentação de traficantes e de quadrilhas que possam atuar na região”, finalizou o parlamentar.

Outro ponto de preocupação do deputado é a segurança nas escolas. “Estamos com trabalho de dialogar com o governo e cobrar ações. Já estamos com projetos para que haja policiais da reserva, com o objetivo de aprimorar a segurança. Também apresentamos outro projeto, que visa a instalação de detector de metais nas escolas”, finalizou.

Números da violência

Roubos veículos Ano 2022 Ano 2023 Variação
Guaçuí 5 6 20%
Bom Jesus do Norte 1 0 -100%
Alegre 4 8 100%
Dores do Rio Preto 2 0 -100%
Divino de São Lourenço 0 0 –
Jerônimo Monteiro 2 5 150%
São José do Calçado 1 2 100%
Total 15 21 40%

Comparação dos primeiros trimestres

Roubos celular Ano 2022 Ano 2023 Variação
Guaçuí 12 25 108%
Bom Jesus do Norte 6 8 33%
Alegre 18 11 -39%
Dores do Rio Preto 1 0 -100%
Divino de São Lourenço 0 0 –
Jerônimo Monteiro 4 8 100%
São José do Calçado 1 3 200%
Total 42 55 31%

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape