Com cada vez mais alinhamento e investimentos dos setores privado e público na pauta turística, o Espírito Santo segue registrando crescimento na pauta ao longo de 2023. De acordo com um levantamento divulgado pela Fecomércio-ES, com base no Índice de Atividades Turísticas (Iatur), o volume de atividades turísticas cresceu 4,9% no Estado no primeiro trimestre de 2023, quando comparado ao mesmo período em 2022.
O presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, reforça que a Federação vem investindo em ações para fortalecimento do turismo no Espírito Santo, ressaltando a pauta como uma força econômica multiplicadora e capaz de movimentar os setores de comércio e de serviços. “Comemoramos o resultado registrado no primeiro trimestre de 2023 cientes de que temos muito mais a fazer para potencializar ainda mais o turismo capixaba”, pontuou.
Além do balanço trimestral, o levantamento também traz o comparativo mensal. Neste caso, as atividades turísticas do Espírito Santo registraram recuo de 2,1% no mês de março, quando comparado a fevereiro de 2023. Na análise da Federação, o ano vem sendo marcado por desafios, mas o cenário de dólar mais alto e de orçamentos mais apertados trazem oportunidades para o turismo local, com viagens mais curtas e terrestres.
Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui