ads-geral-topo
Espírito Santo

Capixabas ensinam bordado a mulheres da região Sul do país

O projeto já atuou em oito cidades realizando oficinas e oportunizando a aproximação das participantes com o empreendedorismo artístico.

Por Redação

5 mins de leitura

em 30 de maio de 2023, às 12h53

Foto: Pixabay

O bordado está possibilitando que mulheres se expressem por meio da arte no bairro Portão, em Curitiba, no Paraná. Com linhas coloridas e muita criatividade, elas contam suas memórias em bordados, se conectam com outras histórias de vida, garantem o aprendizado de um novo ofício e são apresentadas a uma nova forma de arteterapia. As ações são do projeto capixaba itinerante Bordado Memórias, que está na cidade até o dia 03 de junho, potencializando essa importante tradição manual. Já participaram do projeto oito cidades nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Após finalizadas as atividades em Curitiba, o projeto segue para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Por meio do bordado livre e de abordagens criativas, as participantes são estimuladas a revisitar suas memórias, aproximando-as da arte e de suas individualidades em um processo de reconhecimento das habilidades e resgate da autoestima. Provocações como “O que é memória?”, “Somos memória?”, “O que é memória afetiva? ” são levantadas durante a oficina de memória, que faz uma relação da lembrança com a história e localidade focada na pessoa, na busca por suas origens e reconhecimento de sua trajetória para gerar estímulos para o futuro. O resultado final das oficinas é um bordado que registra tudo isso.

Para a jornalista Carolina Gabardo Belo, de 37 anos, participante do projeto, “trabalhar com a memória traz um valor ainda mais especial para o bordado”. Dedicar um momento para bordar ou fazer qualquer outra atividade artística é relaxante e faz bem para a saúde mental. Durante as aulas, lembrei muito da minha vó e usei até algumas linhas dela para bordar, trazendo essa memória de forma muito forte. No processo, também adorei estar com outras mulheres. É bom para interagir, ouvir e conhecer outras histórias, sendo um momento muito especial de trocas. Hoje eu tenho um ateliê de costura e vou usar muito do que aprendi aqui”.

Oportunizar o conhecimento da técnica com a abordagem criativa também possibilita às alunas o aprendizado para entrada no empreendedorismo artístico. São instruídas formas de iniciar com a comercialização da arte nos meios digitais e físicos mediante a realização de palestras e capacitações.

“Associar a arte do bordado com o resgate das histórias afetivas é uma forma de trazer a expressão artística arte terapêutica tão benéfica para o processo de estar saudável e ativo. As oficinas possibilitam a interação social, estreitamento de laços e a troca de vivências e experiências entre mulheres diversas. O projeto também oportuniza o desenvolvimento de uma nova habilidade possibilitando a geração de renda”, afirma o diretor de produção Douglas Passamani.

As oficinas acontecem no bairro Portão, no Centro Cultural Bagozzi até o dia 2 de junho, das 9h às 12h. No dia 3 de junho acontece a festa de encerramento a partir das 17h. Foram selecionadas 30 mulheres para participação, sendo todas maiores de idade e residentes na região.

O Bordando Memórias é uma realização da Eva Comunicação e do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da MedSênior, se conectando diretamente com o propósito da empresa: “promover o bem envelhecer, que passa, impreterivelmente, pela questão dos relacionamentos, das experiências, dos aprendizados, da família e da vida social como um todo”, destaca o CEO da empresa Maely Coelho.

Telas por Elas: Cinema feminino

A iniciativa conta ainda com mostras de cinema com a exibição de curtas-metragens protagonizados e dirigidos por mulheres, e se configura como um espaço dedicado para evocar a força da representatividade feminina nas telas e nos espaços de discussão.

A curadoria, formada pelas realizadoras audiovisuais Ursula Dart e Suellen Vasconcelos, selecionou sete curtas-metragens nacionais que perpassam essas narrativas singulares, onde a todo momento somos apresentados a realidades distintas que se assemelham em sua intensidade. Nomes como Eliza Capai figuram nessa lista de diretoras reconhecidas nacionalmente.

A Mostra acontece no dia de encerramento, onde as participantes recebem o certificado de conclusão da capacitação. É montado um circuito de ações culturais para recepcionar as alunas e famílias com exposição dos bordados produzidos pelas participantes, além de exposição fotográfica, instalação interativa e show musical.

Bordando Memórias Itinerante

Criado em 2022, o Bordando Memórias é um projeto itinerante que alia empreendedorismo e arte, promovendo capacitações de bordado em busca de oportunizar um novo ofício, geração de renda e compartilhamento de histórias por meio da arte. Mulheres de diversas regiões do país resgatam e bordam suas histórias afetivas como uma forma de expressão artística e arte terapêutica.

Além disso, realiza palestras sobre empreendedorismo artístico, exposições e mostras de cinema que destacam o protagonismo feminino nas telas e por trás delas.

A iniciativa já capacitou mulheres nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Ibiraçu, Vitória e Vila Velha (ES); Ipatinga, Itatiaiuçu e João Monlevade (MG); e Rio de Janeiro (RJ). Todas as ações podem ser acompanhadas pelo Instagram @projeto.bordandomemorias.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape