ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Cinco hábitos que você precisa adquirir para ter uma vida saudável

Não basta viver muito, é preciso viver bem. Manter hábitos de vida saudável é fundamental para diminuir os riscos de uma doença crônica

Por Redação

3 mins de leitura

em 31 de maio de 2023, às 14h12

Foto: Divulgação

Quanto tempo você gostaria de viver? A resposta para essa pergunta vai muito além das expectativas de cada pessoa e depende, principalmente, dos hábitos adquiridos ao longo da vida. Não basta viver muito, é preciso viver bem. Por isso, é fundamental incluir hábitos saudáveis no seu dia a dia.

De acordo com Nathália Duarte, médica da medicina preventiva da Samp, uma rotina que inclua boa alimentação, boas noites de sono e exercício físico, é o primeiro passo para ajudar a prevenir o surgimento de doenças crônicas.

“As Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como doenças cardíacas, câncer e diabetes, são responsáveis por 74% das mortes em todo o mundo, e ações decisivas contra os fatores de risco podem salvar milhões de vidas. Um estilo de vida saudável é o primeiro passo para a prevenção de doenças crônicas”, garante.

Como sempre é tempo de começar, listamos os 5 principais hábitos para você incorporar à sua rotina:

1.Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

Ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras e evitar os alimentos ultraprocessados pode prevenir o câncer. Uma alimentação balanceada além de evitar sintomas gástricos como refluxo gastroesofágico também reduz risco cardiovascular.

2.Beba água frequentemente

Como 70% do nosso corpo é composto por água, manter-se hidratado é fundamental para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo, melhora o aspecto da pele e previne o aparecimento de pedras nos rins.

3.Durma bem

Dormir bem ajuda a consolidar a memória, fortalece o sistema imunológico, reduz o estresse e melhora o humor.

4.Cuide da sua saúde mental

Com o avanço acelerado da internet somos expostos a uma quantidade cada vez maior de informações. Além da rotina com alto nível de estresse, tem crescido cada vez mais o número de casos de ansiedade e depressão. Por isso, é importante reservar um tempo para se cuidar, reservar um tempo para curtir a vida e a convivência com familiares e amigos. E não tenha vergonha de buscar ajuda de profissionais. Seja você a sua prioridade!

5.Pratique exercícios físicos

Segundo a OMS, pelo menos 47% dos brasileiros são considerados sedentários, ou seja, não praticam atividades físicas suficientes para manter a saúde. O sedentarismo aumenta o risco para doenças cardiovasculares, sendo um vilão para uma vida de qualidade. A prática de atividade física libera endorfina e serotonina, neurotransmissores que dão sensação de prazer e bem-estar.

 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape