ads-geral-topo
Turismo

Comida de roça, clima ameno e belas paisagens: turismo rural é destaque no Sul do Espírito Santo

No dia 8 de maio comemora-se o Dia do Nacional do Turismo e precisamos falar sobre o turismo rural que, além de movimentar a economia nessa região, faz muito bem para o bem-estar físico e mental.

Por Redação

4 mins de leitura

em 09 de maio de 2023, às 13h07

O climinha quase europeu pela manhã, o ar puro, o verde da mata, o gado, o acolhimento de pessoas simples e receptivas e aquela comidinha que tem sabor de interior. Quem viveu na roça sabe bem do que estamos falando. Mas, quem ainda não teve essa experiência na zona rural ou foi poucas vezes ao interior, pode aproveitar um pouquinho de tudo isso com o turismo rural. Em algumas cidades do Espírito Santo, ele já é bem conhecido. Em outras, ainda está em processo de crescimento. 

No dia 8 de maio comemora-se o Dia do Nacional do Turismo e precisamos falar sobre o turismo rural no Sul do Espírito Santo que, além de movimentar a economia nessa região, faz muito bem para o bem-estar físico e mental.

Alfredo Chaves

Em Cachoeira Alta, interior de Alfredo Chaves, por exemplo, tem a Estância Solar do Vale, uma propriedade rural que abre aos fins de semana com café das 14h às 18h no estilo “Casa da Vovó”. Além da comida afetiva e do ambiente tomado pelo frescor da mata e do perfume das flores, os turistas podem visitar a plantação de pitayas que fica na propriedade onde também está localizada a Casa da Roça, uma loja com produtos feitos por produtores rurais da região.

Segundo um dos proprietários, Dirceu Cetto, a ideia de abrir a casa para visitantes surgiu da necessidade de manter o local. Isso porque para conservar os jardins sempre cuidados, fazer a manutenção da propriedade e comprar a alimentação das aves, como galinhas, gansos, calopsitas e até pavões, a família precisava investir alto para a realidade financeira que tem e, por isso, decidiram entrar na rota do turismo rural.

Venda Nova do Imigrante

Em Venda Nova do Imigrante, a ‘Capital do Agroturismo’, tem o Recanto do Tio Vé. O local que fica em Alto Bananeiras é indicado para quem quer aproveitar a bela paisagem rural com petiscos e cerveja artesanal fabricados na região. A ‘estrela’ da região, sem dúvidas, é o socol, fabricado pela família do Tio Vé. Além disso, o cliente pode apreciar as delícias de um deck todo de madeira com uma paisagem exuberante ou levar a linguiça caseira, socol, biscoitos, cerveja e café artesanais para casa. 

Anchieta

Já em Anchieta, no Litoral Sul, tem a cafeteria Recanto Simpatia, na comunidade de Simpatia, no interior do município. Embora seja uma cidade costeira, o turismo rural tem sido muito procurado na região. O diferencial dessa cafeteria é que a família, bem antes de abrir o café, se destaca na produção de diferentes tipos de queijos.

Além de vender laticínios preparados na propriedade da família, eles oferecem o tradicional serviço de cafeteria. Ou seja, uma ótima dica para quem quer visitar o interior e se deliciar com as especiarias da região.

Também na cidade de Anchieta, na comunidade de Belo Horizonte, moradores e turistas podem se deliciar com a comida típica da roça e aproveitar o dia no interior. O diferencial desse restaurante é que ele fica numa propriedade arborizada e, mais do que isso, todas as refeições serviçais são feitas com produtos naturais e do campo, inclusive, os temperos. De acordo com a proprietária, Dijé, os alimentos usados na produção dos pratos são descascados, e não desembalados.

Ela explica que a ideia não era só abrir um restaurante, mas, sim, um local onde os visitantes pudessem se sentir na casa de um parente, com o acolhimento que é peculiar de quem mora no interior.

Cachoeiro de Itapemirim

Na Capital Secreta, o distrito de São Vicente, onde fica a “famosa” Pedra da Penha é destino certo para quem quer descansar em meio ao verde da mata e se deliciar com a comida feita especialmente no fogão a lenha.

Simone Fávero, proprietária do Chalé Archangelluz, um dos atrativos do local, abandonou a carreira na área da saúde para se dedicar ao turismo rural e realizar um desejo antigo dos avós, já falecidos. O projeto só foi tirado do papel porque a família teve apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Cachoeiro com a pavimentação da estrada que liga à comunidade da Penha.

Em 2019, Simone iniciou o empreendimento que compõe hospedagem em chalé e casarão junto com a irmã Alessandra. Além da estadia e da comida feita no fogão à lenha, os hóspedes ou visitantes podem apreciar a bela paisagem rural que cerca a Pedra da Penha. Aos domingos, quando é servido o almoço no restaurante, elas chegam a receber até 150 pessoas.

O turismo rural é uma das preciosidades do Espírito Santo e que vem recebendo investimento do Governo Estadual. Em quase toda cidade capixaba, especialmente as da regiões Sul, Serrana e Caparaó, tem um lugarzinho charmoso para passar o dia ou até mesmo a semana.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape