ads-geral-topo
Turismo

Dia Nacional do Turismo: Vitória encanta com sua gastronomia, cultura e belezas

A capital do Espírito Santo é um dos destinos turísticos mais charmosos do Brasil.

Por Redação

5 mins de leitura

em 11 de maio de 2023, às 16h35

Praia Praça dos Namorados e Iate Clube. Foto: Leonardo Silveira
Praia Praça dos Namorados e Iate Clube. Foto: Leonardo Silveira

Vitória vem se consolidando como um destino turístico cada vez mais procurado e encantador, com uma série de atrações culturais, gastronômicas e belezas naturais. E para impulsionar ainda mais o setor, a Prefeitura de Vitória vem investindo em diversas ações para fomentar o turismo na cidade.

A capital do Espírito Santo é um dos destinos turísticos mais charmosos do Brasil. Com um litoral repleto de praias paradisíacas, monumentos históricos, vários parques urbanos e uma cultura rica e diversa, a cidade atrai visitantes de todas as partes do mundo.

Parque Pedra da Cebola. Foto: Leonardo Silveira

Neste dia 8 de maio, celebramos o Dia Nacional do Turismo. A data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população sobre as diversas belezas naturais e culturais que formam o Brasil. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a viagem é caracterizada como turística quando um ou mais indivíduos viajam para fora de seu ambiente residencial entre um período de 24 horas a 120 dias, sem exercer qualquer tipo de atividade profissional.

Entre as iniciativas da Prefeitura de Vitória para atrair os visitantes e vários lugares do mundo para a cidade, destaca-se o fortalecimento da infraestrutura turística, com a construção de novos equipamentos e a revitalização de áreas turísticas já existentes. Um exemplo é a construção da Nova Orla de São Pedro, na Ilha das Caieiras, importante pólo gastronômico  onde acontecem vários festivais como o Festival da Torta Capixaba, Festival Mariscada e Festival da Casquinha de Siri, que recebe inúmeros turistas além de ser um dos lugares mais bonitos para se contemplar o pôr do sol na nossa cidade.

Museu a céu aberto

Outra importante ação da Prefeitura é o incentivo ao turismo cultural, valorizando o rico patrimônio histórico que temos. Vitória é uma cidade que tem história para contar e o centro histórico é um verdadeiro museu a céu aberto, com construções antigas que remontam ao período colonial. Destaque para a Catedral Metropolitana de Vitória, Convento de São Francisco, Igreja do Carmo e Igreja Nossa Senhora do Rosário, monumentos que fazem parte do Projeto Visitar Centro Histórico e que são verdadeiros tesouros arquitetônicos. Uma das edificações mais importantes e históricas do Centro de Vitória, o Mercado da Capixaba, está atualmente em restauro para voltar a ser um local fundamental para fomentar a vida no Centro e trazer uma grande movimentação de turistas e moradores.

” É fundamental que o setor do turismo seja valorizado e incentivado em toda nossa ilha,  que possui um enorme potencial turístico. Neste Dia Nacional do Turismo, vamos valorizar a cultura e as belezas naturais de Vitória, e promover o desenvolvimento econômico e social através do turismo.” disse o Diretor – Presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Marcus Gregório.

Mas o turismo em Vitória não se resume apenas a essas atrações. A cidade possui uma gama diversa de atrações com festas populares como os Desfiles das Escolas de Samba, que abrem o carnaval no Brasil recebendo turistas do mundo inteiro.

 inteiro.

Elizabeth Nader

Moqueca capixaba

Moqueca capixaba

Leonardo Silveira

Paneleira de Goiabeiras no ofício de produzir panela de barro

Paneleira de Goiabeiras no ofício de produzir panela de barro

Por ser uma ilha, o turismo náutico é forte, temos um dos melhores pontos de avistamento de baleias Jubarte do Brasil e um ambiente marítimo que favorece o desenvolvimento de esportes a vela, como windsurf e kitesurf, Canoa Havaiana e que colocam Vitória como um dos melhores destinos de turismo náutico do Brasil. É o que aponta o Ministério do Turismo, segundo Boletim de Inteligência de Mercado, divulgado em julho de 2021. Todos esses encantos contribuíram para que, em 2021, Vitória tenha alcançado a maior taxa de ocupação da rede hoteleira. O resultado foi apresentado na pesquisa realizada pela Consultoria Hoteleira CoHotel, na qual a capital aparece com 58% de ocupação nos hotéis, seguida pela cidade de Recife, com 51% de ocupação. No ano de 2022, Vitória foi a única cidade capixaba com nota A em turismo, que é a classificação máxima dada pelo Ministério do Turismo. Para poder receber essa classificação foram analisados: infraestrutura, engajamento da sociedade, receptividade das pessoas ao turista e o que representa o turismo na economia da cidade.

Luzia Toledo, Diretora de Turismo da CDTIV, destaca a importância da data: ” O dia Nacional do Turismo é uma data muito importante para o setor, nacionalmente. O Brasil com absoluta certeza é um país rico em todas as diversidades e registra- se com muita alegria o símbolo maior do turismo no Brasil que é o Cristo Redentor,  que é um marco para o país e para o mundo. O Espírito Santo está contemplado pela Embratur como integrante da Rota Internacional do Turismo Náutico. Hoje, o Brasil e muitos países Europeus participam da temporada de observação das baleias jubartes, que a cada ano, somos contemplados pela por belos espetáculos das nossas baleias jubartes.”

Vitória ama receber e tratar bem os seus visitantes, e a prefeitura tem trabalhando incansavelmente para garantir o encanto, conforto e satisfação de quem nos visita, fortalecendo, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) o trade turístico.

Leonardo Silveira

Desafio Internacional da Ilha - Canoa Havaiana

Canoa Havaiana

Projeto Baleia Jubarte

Baleia jubarte

Observação de baleias jubarte 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape