Doença renal é pauta na Tribuna Popular da Assembleia Legislativa do ES
Oito convidados devem falar na Tribuna Popular, que acontece na primeira segunda-feira útil de cada mês durante a sessão ordinária

A Tribuna Popular do mês de maio, que acontece na segunda-feira (8), tem oito convidados que falarão sobre temas diversos. Cuidados com a saúde dos rins, violência contra a mulher, crianças com altas habilidades e segurança no trabalho estão entre os assuntos que deverão ser apresentados por convidados no espaço aberto durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales). O público pode acompanhar da galeria do Plenário Dirceu Cardoso, pelo canal da Casa no YouTube ou pela TV Assembleia.
A presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional do Espírito Santo (ES), Alice Pignaton Naseri, foi convidada para explicar sobre as doenças que podem comprometer o funcionamento dos rins, suas causas e sinais de alerta. A médica também deve abordar a campanha mundial de conscientização das doenças renais e a linha de cuidado da doença renal crônica no estado. O convite para a participação da médica partiu dos deputados Vandinho Leite (PSDB) e Dr. Bruno Resende (União).
Altas habilidades
Já o deputado Tyago Hoffmann (PSB) convidou Veruska Pinheiro, mãe de uma criança com altas habilidades, para explicar sobre os desafios para a educação de crianças que demonstram uma habilidade ou potencial avançado em uma ou mais áreas específicas.
“Por que Vila Velha já”
Indicado pelo deputado Gandini (Cidadania), o representante da Associação de Moradores da Praia d’Ulé e Amigos d’Ulé, Hermenegildo Rembisk, falará sobre a proposta de transferir o bairro Recanto da Sereia, que fica em Guarapari, para o município de Vila Velha. Moradores do bairro, onde fica a Praia d’Ule, reclamam do abandono do poder público municipal e buscam apoio do Legislativo para possibilitar que a gestão Canela Verde assuma a região. A questão, inclusive, é tema do Projeto de Lei (PL) 70/2023, apresentado por Gandini.
Trabalhadores
A Tribuna Popular também abre espaço para demandas de categorias profissionais. A convite da deputada Camila Valadão (Psol), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais (Sindipúblicos-ES), Iran Caetano, apresentará a campanha de valorização dos servidores.
Já o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Espírito Santo, Fabio Lucio Barros de Oliveira, aborda o tema “ambiente de trabalho seguro e saudável como princípio e direito fundamental no trabalho”. O convite para a participação partiu do deputado João Coser (PT).
Violência contra a mulher
A Campanha de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher, realizada pela Pastoral da Juventude (PJ), também está na pauta da Tribuna Popular. A deputada Iriny Lopes (PT) convidou a representante da PJ da Arquidiocese de Vitória, Livia Maria Curcio Schaefer, para falar sobre a iniciativa realizada desde 2018.
Acalejes
Fundada em 2017, a Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santo (Acalejes), é o assunto da convidada Margareth Gonçalves Pederzini. Atendendo ao chamamento do deputado Coronel Weliton (PTB), a presidente da academia falará sobre o papel da associação no estudo do Direito e sua relevância para a sociedade.
Livres
O movimento político suprapartidário Livres é o tema da fala de Gabriel Spalenza Pedroni. O coordenador estadual do movimento deve falar sobre a atuação do Livres que, conforme informações disponibilizadas na página do grupo na internet, busca popularizar as ideias liberais, desenvolver ativismo e dar suporte intelectual aos tomadores de decisões. A indicação é do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB).
Tribuna Popular
A Tribuna Popular acontece na primeira segunda-feira de cada mês durante a fase destinada ao Grande Expediente da sessão ordinária. O tema a ser abordado é definido pelo cidadão ou representante da sociedade civil, mas o assunto tem de ser de interesse público e não particular.
Para ter direito a participar, o orador precisa ser indicado por um deputado, que solicita à Mesa Diretora autorização para ocupar o espaço no mês. Cada parlamentar pode fazer um requerimento por sessão. Já o cidadão pode participar uma vez por semestre.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui