ads-geral-topo
Turismo

Espírito Santo: templos religiosos contam a história da formação do Estado

Confira alguns dos mais famosos monumentos religiosos capixabas, e como sua beleza arquitetônica e histórica colaboram para uma experiência única para o turistas

Por Redação

16 mins de leitura

em 20 de maio de 2023, às 11h00

Foto: Vitor Jubini/Setur

O Espírito Santo possui diversos templos religiosos, que não só expressam a diversidade religiosa do capixaba, como também contam um pouco da formação da população e do próprio Estado.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apresenta uma lista de alguns dos mais famosos monumentos religiosos capixabas, e como sua beleza arquitetônica e histórica colaboram para uma experiência única tanto para fiéis quanto para os apreciadores dessas construções. Confira!

Igreja de Nossa Senhora do Rosário – Vila Velha

Foto: Adessandro Reis/Setur

A Igreja Nossa Senhora do Rosário está localizada no município de Vila Velha, é considerada o primeiro marco da colonização capixaba e um dos mais importantes marcos da colonização portuguesa do território brasileiro.

A igreja foi fundada em 23 de maio de 1535 na Vila do Espírito Santo, hoje Vila Velha, na mesma data que marca a chegada do primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

A igreja do Rosário foi várias vezes restaurada, sempre preservando sempre seu estilo colonial com traços do barroco.  A igreja já recebeu importantes personalidades, sendo uma das visitas mais icônicas o Imperador Dom Pedro II, em 28 de janeiro de 1860.

A igreja está localizada na Rua Delmar Duarte no bairro Prainha, e os horários das missas são domingo, às 8h; terça-feira, às 19h; e toda primeira sexta-feira do mês, às 17h.

Convento da Penha – Vila Velha

Foto: Everton Thiago/Setur

Um dos principais cartões-postais do Espírito Santo e primeiro nome que vêm na mente quando se fala do município de Vila Velha, o Convento da Penha foi fundado pelo Frei Pedro Palácios, que chegou ao Espírito Santo em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias.

O convento está localizado em uma posição geográfica privilegiada, no topo de um penhasco de 154 metros de altitude, que proporciona uma visão da baía e boa parte do município de Vitória, além de Vila Velha e o Monte Mestre Álvaro, na Serra. Além disso, o convento está cercado por um fragmento da Mata Atlântica, rico em árvores nativas e algumas espécies de animais, como saguis e jiboias.

O convento pode ser acessado por duas rotas. A primeira é pela Ladeira da Penitência, que é uma via de acesso ao Convento, exclusiva de pedestre, também conhecida como a “Ladeira das Sete voltas” ou ainda das “Sete Alegrias de Nossa Senhora”. Essa rota é a original, e por ela é possível passar pelo Portão Antigo, construído em 1774, e a Gruta Frei Pedro Palácios. A segunda rota de acesso é pelo portão principal construído em 1952, que pode ser efetuada por meio de veículos que vão até a área do campinho, local que em dias normais é o estacionamento do convento, mas que durante alguns dias do ano dá espaço à Festa da Penha, uma das mais antigas e importantes festividades religiosas do Brasil.

O Convento da Penha está localizado na Rua Vasco Coutinho no bairro Prainha, e sua visitação pode ser feita de segunda a sábado das 6h às 17h e aos domingos de 4h as 17h. Durante a semana é permitida a subida ao convento com veículos próprios. Aos sábados e domingos só é permitida a entrada de 50 veículos até o Campinho, no horário da primeira missa do dia.

Santuário Nacional de São José de Anchieta – Anchieta

Foto: Setur

O Santuário Nacional São José de Anchieta é um importante conjunto arquitetônico capixaba, construído no século XVI pelo padre José de Anchieta com os indígenas que viviam na região da aldeia de Reritiba, hoje município de Anchieta.

O santuário é composto pela Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, a praça da Matriz, o Museu São José de Anchieta e a cela, que é o quarto onde o padre Anchieta passou seus últimos dias de vida.

O Santuário Nacional São José de Anchieta está localizado no centro da de Anchieta.  A visitação ao interior da igreja e ao Quarto de Anchieta está aberta todos os dias das 08h às 18h, sendo que aos domingos, esse horário é interrompido para as celebrações das 08h30 e 10h30. A loja do Santuário também está aberta todos os dias, das 09h às 12h e 13h às 17h.

Mosteiro Zen Morro da Vargem e o Grande Buda – Ibiraçu

Foto: Setur

O Espírito Santo é um estado que valoriza todo tipo de manifestação religiosa, e dois dos principais marcos dessa pluralidade religiosa no estado são o Mosteiro Zen Morro da Vargem e o Grande Buda de Ibiraçu.

Inaugurado em 1974, na cidade de Ibiraçu, o Mosteiro, que pertence à Escola Soto Zen, constitui-se como o primeiro centro de treinamento e formação de monges na América Latina. As atividades monásticas realizadas no Morro da Vargem seguem as tradições dos ancestrais mosteiros japoneses.

Em 2021, a administração do mosteiro finalizou uma das obras mais importantes para o Budismo, na América, que foi a construção do Grande Buda. A estátua de 35 metros de altura é a segunda maior estátua do Buda do mundo, e o maior símbolo budista no Brasil.

O Mosteiro Zen Morro da Vargem e o Grande Buda estão localizados às margens da BR-101 entre os municípios de Ibiraçu e Fundão. A visitação às instalações do Mosteiro acontece aos domingos das 8h às 10h, com permissão de estadia até o meio-dia, vide agendamento prévio via telefone. Para escolas, a visitação ao mosteiro ocorre durante segunda a sexta, limitada a grupos de 50 alunos e mediante agendamento prévio. Já o Grande Buda pode ser visitado a qualquer horário do dia.

Para agendamento de visita, é necessário entrar em contato com a administração do Mosteiro pelos telefones (27) 3257-3030, (27) 99743-6285 e pelo WhatsApp: (27) 99721-2930

Igreja Ortodoxa Grega São Jorge – Vitória

Foto: Setur

A Igreja Ortodoxa Grega São Jorge é um importante marco da imigração grega ao Espírito Santo, ocorrida no século passado.

A igreja, que segue sua arquitetura semelhante às igrejas ortodoxas europeias, foi construída pelos gregos e seus descendentes que faziam parte da Comunidade Helênica do Espírito Santo (CHES) que residem no Estado, e teve sua obra finalizada em 26 de abril de 1987. A criação da Igreja veio da necessidade de resgatar e cultivar a cultura grega entre os descendentes do país, para a manutenção da conexão com tradições, hábitos e a língua grega.

A Igreja Ortodoxa Grega São Jorge fica localizada ao lado da Comunidade Helênica do Espirito Santo que está situada na Rua da Grécia, no Bairro Barro Vermelho, na Capital Vitória.

Para mais informações, entre em contato com a Comunidade Helênica do Espirito Santo pelos números (27) 3324-4498 e (27) 3225-1013.

Basílica de Santo Antônio – Vitória

Foto: Leonardo Silveira

Beleza rara é o que define a Basílica de Santo Antônio, que teve sua construção iniciada em 1956, e finalizada em 1976, tendo recebido a nomenclatura Basílica pelo Vaticano, em 2008. A basílica é um dos poucos templos religiosos no Brasil que tiveram sua construção inspirada na arquitetura italiana renascentista, sendo que a ela foi construída tendo como modelo a Igreja Nossa Senhora da Consolação, em Todi na Itália Central.

A Basílica tem quatro semicúpulas, uma cúpula central e sua base tem forma de cruz grega, isto é, todos os braços têm o mesmo tamanho. Além disso, a Basílica conta com seu interior repleto de pinturas do pintor italiano Alberto Bogani, que as produziu em conjunto dos pintores Lino Borghi e Renzo Buonvicini, além de pinturas e vitrais do pintor italiano Carlos Crépaz.

A Basílica está aberta à visitação de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Catedral Metropolitana de Vitória – Vitória

Foto: Vitor Jubini/Setur

Com uma arquitetura imponente que chama atenção de quem passa pelas ruas da Cidade Alta, no centro da Capital capixaba, a Catedral Metropolitana de Vitória é um símbolo para os católicos e um ponto turístico no coração do Estado há mais de 100 anos.

A Catedral, que recebeu esse título em 1983, começou a ser construída em 1920 e teve sua obra concluída em 1970. O monumento foi originalmente projetado por Paulo Motta Teixeira construtor e paisagista que também projetou o Parque Moscoso, outro ponto turístico da Capital. Entretanto, os planos originais da Catedral foram modificados ao longo dos anos, recebendo colaboração de vários arquitetos e artistas, até que a obra foi executada e finalizada nos anos 70.

A Catedral está localizada em um local histórico pois, até 1918, existia no mesmo local uma igreja denominada Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz da capital. A antiga igreja tinha estilo colonial, que foi modificada a partir de 1551, quando Vitória ainda era chamada de Vila Nova.

A Catedral Metropolitana de Vitória está localizada na Praça Dom Luís Scortegagna no Centro, e as visitas ocorrem nas Quartas e sextas de 13h às 17h e aos sábados e domingos das 9h às 13h.

Igreja dos Reis Magos – Serra

Foto: Setur

A Igreja de Reis Magos é um dos pontos turísticos mais visitados no município da Serra, além de ser também um dos mais antigos monumentos religiosos do Espírito Santo.

O conjunto arquitetônico de Reis Magos, que inclui a capela e a residência conjunta, teve sua construção iniciada pelos padres jesuítas em conjunto dos índios tupiniquins no ano de 1580, e teve sua conclusão no ano de 1615. O local foi construído para ser um núcleo de catequese indígena na então aldeia de Reis Magos e Santo Inácio Mártir, hoje bairro de Nova Almeida. Com o passar dos anos, o local foi utilizado para cerimônias religiosas, Casa de Câmara e até mesmo cadeia, até ser tombada como patrimônio histórico e cultural em 21 de setembro de 1943, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Conhecida pelo lindo pôr do sol, a Igreja tem um mirante com vista para o mar que atrai turistas de todo o País, e o acesso tanto à igreja quanto ao mirante, que estão localizados na Travessa Reis Magos II no Centro do Bairro Nova Almeida, ocorre de terça a domingo, das 9h às 17h.

Igreja de São Gonçalo – Vitória

Foto: Diego Alves

Erguida no séc. XVIII, de arquitetura barroca e construída em pedra e cal, a Igreja São Gonçalo situa-se na cidade alta, no Centro de Vitória.

De arquitetura originalmente barroca, é possível observar traços remanescentes desse movimento artístico no frontão da igreja, composto por volutas e pináculos simples, que emolduram um óculo fechado com caixilho de madeira e vidro.

Conhecida como igreja dos casamentos duradouros, a igreja foi construída pela irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, originalmente irmãos pardos, teve o início de sua construção em 1715 e teve sua construção finalizada em 02 de novembro 1766, com a presença do Visitador Diocesano, padre Antônio Pereira Carneiro, e do vigário da vila de Vitória, Antônio Xavier, a igreja foi consagrada a São Gonçalo Garcia, santo português. Apesar da consagração ao santo, a igreja mantém sua festa anual dedicada às invocações de Nossa Senhora, que atrai diversos fiéis até os dias atuais.

No século XIX, a Irmandade torna-se Confraria. Posteriormente, a Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção tornou-se uma Arquiconfraria, sendo a única a receber esse título em Vitória. Diante da desapropriação da Igreja de São Tiago e da demolição da Igreja Matriz, a Igreja de São Gonçalo serviu como sede paroquial e exerceu as funções de Catedral.

A igreja está localizada na Rua Cosme Rolim, no Centro de Vitória, e as visitas guiadas ocorrem de quarta a domingo, das 13h às 17h. Além disso, no último sábado de cada mês acontece uma missa especial em Latim, que oferece uma experiência diferenciada aos fiéis.

Igreja Velha – São Mateus

Foto: Setur

A Igreja Velha de São Mateus é uma ruína do que seria a maior de todas as igrejas do Município. A igreja é uma construção do estilo Colonial Português da metade do século XIX, que teve sua construção paralisada em 06 de agosto de 1853 por falta de recursos do Tesouro Municipal.

A alvenaria utilizada na construção da Igreja foi de pedras e uma argamassa feita de óleo de baleia e cal. As pedras utilizadas vinham nos lastros dos navios que atracavam no Porto de São Mateus, já a cal era retirada dos sambaquis, que são formações constituídas, principalmente, de conchas de moluscos formadas ao longo de milhares de anos pelas populações que habitavam regiões litorâneas, que eram facilmente encontrados na região de Barra Nova.

A Igreja está localizada na Rua Manoel Andrade, no Centro de São Mateus próxima à Rodoviária do município, e pode ser visitada a qualquer momento do dia.

Antiga Matriz Nossa Senhora da Conceição – Guarapari

Foto: Sagrilo/Setur

A Antiga Matriz Nossa Senhora da Conceição, fundada em 8 de dezembro de 1585, está localizada no município de Guarapari, e é considerada patrimônio nacional, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1970. A igreja, construída pelo Padre José de Anchieta, representa a inserção de Guarapari no projeto colonizador português, sendo considerado o marco inicial do surgimento da cidade, e fazendo parte da história da colonização espírito-santense e do Brasil.

Originalmente com devoção à Sant’Ana, a Igreja recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição e do Sagrado Coração de Jesus em 1751, sendo a primeira igreja do mundo a ter essa consagração. O local já passou por diversos processos de deterioração e reconstrução desde a sua fundação, mas sem perder a sua caracterização original, podendo ainda ser observados traços de sua arquitetura original.

A igreja está localizada na Ladeira Salvador Souza no centro de Guarapari, e a visitação ocorre apenas nos horários das missas, sendo que na terça-feira e na quinta-feira as missas ocorrem às 17h30, no sábado às 17h e no domingo às 9h.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Viana

Foto: Tadeu Bianconi/Setur

Um dos principais monumentos históricos de Viana e marco do período das imigrações estrangeiras ao Espírito Santo, a Igreja Nossa Senhora da Conceição situa-se no Centro da cidade.

A igreja é um monumento de arquitetura barroca, construído no período de 1815 a 1817 pelos colonos vindos do arquipélago de Açores no Oceano Atlântico. Sua primeira missa foi celebrada em 24 de junho de 1816, e a sua inauguração solene foi em 1817. A igreja foi tombada em março de 1983 pelo Conselho Estadual de Cultura, que reconheceu sua importância para o patrimônio histórico e artístico do Estado.

Um dos destaques da Igreja é o fato de suas duas torres apresentarem abóbadas diferentes. Apesar de não se terem registros precisos do motivo da diferença entre as torres, é sabido que a igreja passou por uma grande reforma após um incêndio a atingir em 1848, que pode ter destruído parcialmente uma das torres, que foi reconstruída diferente de sua irmã.

A igreja está localizada na Rua Alvimar Silva no Centro de Viana, e as visitas ao local devem ser agendadas no telefone (27) 3255-1237. Já as celebrações ocorrem aos domingos, às 7h30 e às 19h30, e as quartas-feiras, às 19h30.

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Domingos Martins

Foto: Setur

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana, localizada no coração do município de Domingos Martins, é um dos mais importantes traços da imigração germânica na região das Montanhas Capixabas, além de ser um importante símbolo do protestantismo luterano na América Latina.

A Igreja, que foi inaugurada em 20 de maio de 1866, foi construída sob a tutela do Pastor Heinrich Eger e pelos imigrantes alemães que se assentaram na região onde hoje é Domingos Martins em 1847, com o objetivo de ser o local principal de adoração desses imigrantes, que por vários anos ficaram sem um local para realizarem casamentos, batismos e outras celebrações de maior importância religiosa. A igreja também é, para os luteranos, um símbolo de vitória, pois ela é o mais antigo templo protestante, ornado com uma torre, no Brasil e na América Latina, tendo sua torre construída em 30 de janeiro de 1887, em um momento em que igrejas protestantes eram proibidas, pelo até então Império Brasileiro, de possuir torres.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Domingos Martins está localizada na Praça Doutor Arthur Gerhardt, bem no centro da cidade.

Igreja de São Sebastião – Afonso Cláudio

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem/Setur

A Igreja Matriz São Sebastião, localizada no município de Afonso Cláudio, é um dos principais cartões-postais do município. A igreja, localizada no centro da cidade, tem seu interior repleto de belas pinturas que remetem as principais figuras da religião cristã.

No ano de 1887 foi inaugurada a primeira capela no local, que teve como padroeiro o Mártir São Sebastião. Dois anos depois, em setembro de 1899, Don João Batista Nery, primeiro bispo do Espírito Santo, assinou o Decreto Canônico que criou a paróquia de São Sebastião do Alto Guandu.

Já em 1945, o Padre Paulo de Tarso Rautenstrauch achou prudente reforçar os alicerces e ampliar a igreja Matriz, obra essa que contou com o apoio da população local, e foi finalizada no ano de 1949.

A igreja está localizada na Praça Aderbal Galvão no Centro da cidade, e a visitação ao seu interior pode ser feita nos horários das missas, que ocorrem nas terças, quartas e sábados às 19h30 e nos domingos às 08h e às 19h30. Além disso, as visitas podem ocorrer na Adoração ao Santíssimo, que ocorre nas quintas-feiras às 15h.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha – Castelo

Foto: Mosaico Imagem/Setur

Tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como patrimônio cultural capixaba, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, localizada no centro do município de Castelo, teve sua construção iniciada no ano de 1955 e concluída em 1965, contando com a participação voluntária da população local, que é composta em sua maioria por descendentes de italianos.

A igreja se destaca pela beleza de seus vitrais e pinturas, que trazem referências a obras similares da idade média, e pela imponência de suas torres sinaleiras, que trazem referências as igrejas bizantinas.

A igreja está localizada na Avenida João Bley no centro de Castelo, e a visitação pode ser feita às 07h, de domingo a quarta-feira; na sexta-feira, às 09h; no domingo, às 17h; e de sexta a quarta, às 19h.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape