ads-geral-topo
Economia

Findes e prefeituras da Regional Sudoeste Serrana iniciam a construção da Agenda Propositiva

O material é desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), em conjunto com os municípios

Por Redação

3 mins de leitura

em 24 de maio de 2023, às 16h31

Foto: Divulgação/Findes

Agora é a vez da Regional Sudoeste Serrana da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) desenvolver a Agenda Propositiva Regional para Melhoria na Ambiência de Negócios, que visa melhorar a infraestrutura, a logística, a saúde, a educação e a qualificação de mão de obra, além de alavancar o empreendedorismo dos municípios envolvidos.  

O material é desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), em conjunto com os municípios.  

Representantes das prefeituras que integram a Regional se reuniram, nesta terça-feira (23), em um workshop, para levantar iniciativas que serão avaliadas para compor a Agenda Propositiva. Os municípios envolvidos na construção do material são: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ibatiba, Irupi, Iúna, Marechal Floriano, Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante, Itarana, Laranja da Terra e Santa Maria de Jetibá.  

O presidente em exercício da Findes, Paulo Baraona, o gerente de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Fábio Dias, e o presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo de Almeida, participaram da abertura dos trabalhos, que ocorreu na sede do Senac de Venda Nova do Imigrante. 

Durante sua fala, Baraona destacou que a regional tem força na agricultura e pecuária e, por isso, a Agenda possui papel estratégico de estimular o desenvolvimento da agroindústria, por exemplo. 

A representante do Sebrae/ES, Patrícia Cangussu, esteve no evento para apresentar o programa Cidade Empreendedora, e destacou como a iniciativa possui sintonia com o material da Findes.  

Sobre a Agenda Propositiva 

Duas Agendas já foram entregues no Estado: a da Regional Cariacica e Viana e também a da Regional Litoral Centro Norte. Até o fim deste ano, outras 11 agendas estão previstas para serem entregues.   

Raio-x da Regional Sudoeste Serrana    

  • Total de 6.031 empresas, sendo Santa Maria de Jetibá o município dessa regional com o maior número de empresas (1.128);  
  • Essas empresas representam a geração de quase 44 mil empregos formais;  
  • A atividade com maior número de empresas na regional é Comércio Varejista de artigos de vestuário e acessórios;  
  • No setor industrial, existem 488 empresas da Indústria de Transformação, 45 da indústria extrativa e 219 da construção civil;  
  • Salário médio na regional é de R$ 1.951,00. 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape