ads-geral-topo
Geral

Gilmar Mendes autoriza exibição de Linha Direta sobre Henry Borel: “Censura”

Na decisão, o ministro citou que a defesa de Jairinho tinha o “claro propósito de censurar a exibição da matéria jornalística de evidente interesse público”

Por Redação

2 mins de leitura

em 18 de maio de 2023, às 10h37

Foto: Reprodução/TV Globo

O ministro Gilmar Mendes, do STF, decidiu que o programa Linha Direta sobre o assassinato de Henry Borel poderá ser exibido nesta quinta-feira (18). A defesa de Jairo Souza Santos Junior, conhecido como Dr. Jairinho, acusado de matar a criança, conseguiu uma liminar para derrubar o episódio na quarta-feira (17), mas a Globo recorreu.

Na decisão, o ministro citou que a defesa de Jairinho tinha o “claro propósito de censurar a exibição da matéria jornalística de evidente interesse público”. Sobre a decisão contra a exibição, tomada pela juíza Elizabeth Machado Louro, ele escreveu: “A eminente magistrada extrapola os limites de suas funções judicantes para se arvorar à condição de fiscal da qualidade da produção jornalística de emissoras de televisão”.

A morte de Henry Borel

Jairo Souza está preso desde abril de 2021 pela morte do menino Henry Borel. A mãe da criança, Monique Medeiros, foi denunciada como cúmplice. A criança era enteada do ex-parlamentar e tinha 4 anos de idade.

Médicos constataram sinais de espancamento no corpo do menino, e testemunhas apontaram o então parlamentar como autor das agressões. Jairo Souza alega inocência. Ele perdeu o mandato na Câmara do Rio e teve seu registro médico cassado.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape